PROJETO +SAÚDE UNIVERSIDADE

CUIDADOS COM O CORPO, MENTE E EMOÇÕES

O que é o + Saúde Universidade?

Iniciado em agosto de 2020, em meio à pandemia do Covid-19, o Projeto +Saúde Universidade desenvolve atividades virtuais de cuidados com o corpo, mente e emoções.

A condição de saúde individual e coletiva tem caráter multifatorial. Nesse sentido, o +Saúde Universidade se propõe ao desenvolvimento, dentro de uma percepção ampliada de saúde, de ações e atividades que trabalhem de forma integrada aspectos culturais, étnico-raciais e epidemiológicos, servindo de fonte de formação em saúde e fortalecimento do autocuidado. 

Os temas e subtemas abordados surgem no cerne das necessidades individuais e coletivas identificados a partir da experimentação de atividades semelhantes, demandas manifestas de interesses e seleção pela equipe multiprofissional de saúde da Coase, com base nos atendimentos à comunidade universitária.

Tem-se a perspectiva de contribuir diretamente para manutenção dos status adequado de saúde e indiretamente como a permanência estudantil. Dadas suas atividades serem desenvolvidas de modo virtual, as ações de educação e promoção da saúde deste projeto tem atingido também a comunidade externa.

Frentes de Atuação

+Dança: ritmos Africanos, salsa social, alongamento na dança do ventre;
+Literatura e Cinema: presença negra, homossexualidade, sexualidade;
+Informação: minicurso sobre cuidados com a saúde em tempo de pandemia da covid-19, higiene do sono, violência contra as mulheres;
+Sabor: Alimentação saudável, receitas caseiras;
+Partilha: Depoimentos, rodas de conversa, mesas redondas.