Coordenação de Políticas Estudantis

A Coordenação de Políticas Estudantis (COEST) está vinculada a Pró Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE), seu objetivo principal é contribuir para o planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação do conjunto de programas, projetos e ações integrantes da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com vistas a apoiar e qualificar a permanência estudantil.

Conheça nossa estrutura e equipe.

A COEST localiza-se no Bloco Administrativo II do Campus da Liberdade,
Avenida da Abolição nº 3, Centro, Redenção – CE

Telefone: +55 (85) 3332-6259 | E-mail: coest@unilab.edu.br

AÇÕES E PROGRAMAS

Programa de Assistência ao Estudante (PAES)

O Programa de Assistência ao Estudante (PAES), administrado e executado pela Coordenação de Políticas Estudantis (COEST/ PROPAE) é financiado com recursos da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regida pelo decreto nº 7.234/10 , e tem o objetivo de apoiar o acesso à direitos de assistência estudantil a estudantes matriculados em cursos de graduação presencial da Unilab, cujas condições socioeconômicas são insuficientes para permanência no espaço universitário. O PAES é regulamentado pela Resolução Nº 001B/2015 e os processos seletivos são regidos por edital específico.

O PAES oferece ao estudante que possuir perfil de vulnerabilidade socioeconômica seis modalidades de auxílio. São elas: Auxílio Moradia, Auxílio Instalação, Auxílio Transporte, Auxílio Alimentação, Auxílio Social e Auxílio Emergencial.

Saiba mais informações acessando a página do Programa no menu lateral.

Programa Bolsa Permanência (PBP)

De acordo com o Manual de Gestão do Programa Bolsa Permanência, este programa “é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício”, sendo a Instituição Federal de Ensino Superior (IFE) responsável por realizar a gestão local do Programa.

Saiba mais informações acessando a página do Programa no menu lateral.

Inclusão Digital

O plano emergencial de inclusão digital da Unilab foi instituído por meio da Portaria Reitoria nº 404, de 21 de setembro de 2020, estabelecendo duas modalidades de auxílio: Doação de equipamento/dispositivo móvel, através do auxílio inclusão digital e Concessão de pacote de dados de internet, através do Programa Alunos Conectados da RNP.

Atendendo ao eixo PNAES de inclusão digital, o Plano tem como objetivo proporcionar o acesso a tecnologias da informação para os discentes, especialmente dos cursos de graduação presencial, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, propiciando as condições adequadas para a participação nas atividades acadêmicas remotas, com vistas a promover a permanência qualificada no ensino superior.

Saiba mais informações acessando a página do Plano de Inclusão Digital no menu lateral.

Seminário de Ambientação Acadêmica – (SAMBA)

O SAMBA é uma ação realizada pela COEST/PROPAE em colaboração com  as demais pró-reitorias da Unilab. O seminário ocorre nos períodos de entrada de estudantes ingressantes e tem como objetivos: promover o acolhimento e  a ambientação à vida acadêmica; facilitar a integração intercultural ao ambiente acadêmico e à rotina universitária, contribuindo para a permanência estudantil no ensino superior; fomentar a socialização de informações sobre às questões de raça/etnia, gênero; prestar esclarecimentos sobre as legislações brasileiras aos estudantes internacionais e repassar informações sobre as ações desenvolvidas pela universidade no âmbito da permanência estudantil.

Observatório da Vida Estudantil – OBSERVE/UNILAB

O OBSERVE/Unilab é vinculado à COEST/PROPAE e tem por objetivo geral conhecer, compreender e acompanhar a vida do estudante da UNILAB, com vistas a viabilizar sua permanência exitosa na Universidade.

Saiba mais informações acessando a página do Observe no menu lateral.

Uso do Nome Social

O nome social é aquele pelo qual travestis, transexuais, transgêneros e intersexuais se auto denominam e escolhem ser identificadas em seu meio social. Todos têm o direito de ser respeitados e reconhecidos pela forma com a qual se identificam. A Unilab Por meio da resolução n° 31, de 02 de dezembro de 2014, regulamentou o uso do nome social.

Para solicitar o uso do nome social, acesse a página de serviços da COEST no menu lateral.

Acesse aqui o panfleto da campanha de uso do nome social para obter mais informações.