Unilab e escolas de Acarape se articulam em ação educativa de combate ao Aedes Aegypti

Ação educativa de combate ao Aedes Aegypti

Para 83 estudantes do curso de Enfermagem da Unilab, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), esta sexta-feira (19) foi considerada “Dia D” no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os discentes desenvolveram ação educativa nas escolas Rocha Ramos, José Neves de Castro e Padre Crisóstomo, todas instituições públicas de Educação Básica no município de Acarape, no Ceará, envolvendo um total de 551 alunos. A ação foi resultado das disciplinas Histologia, Saúde do Adulto e Práticas Educativas e foi acompanhada pelas docentes Juliana Magalhães, Flávia Monteiro e Patrícia Freire, sendo desenvolvida em articulação com o Núcleo de Assistência à Saúde do Estudante (Nuase/Propae) e com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Ação educativa de combate ao Aedes Aegypti (3)

Os futuros enfermeiros, que tinham sido capacitados na última segunda-feira, desenvolveram diversas atividades com o objetivo de conscientizar, de forma lúdica, os alunos das escolas visitadas. Entre as atividades, estavam gincana, quiz, dinâmicas, dramatização, criação de paródias, exibição de slides e vídeos, ações práticas com busca de focos do mosquito e coleta de lixos, além da distribuição de folders informativos. As atividades abordavam informações relacionadas ao Aedes Aegypti, suas características, ciclo de vida, doenças transmitidas, sintomas e tratamentos e a importância de prevenção, combate e eliminação dos focos do mosquito.

Além dos alunos, a ação envolveu cerca de 32 pessoas que atuam nas escolas, entre professores, gestores e funcionários. Para os organizadores, a expectativa é que os alunos possam disseminar entre seus familiares e vizinhos a importância de se combater o mosquito.

Ação educativa de combate ao Aedes Aegypti (4)

A ação educativa está prevista para acontecer nos dias 26 de fevereiro e 04 de março e o intuito é que outros municípios do Maciço de Baturité se envolvam na organização das atividades.

Comentários encerrados.