Instituído o Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas

Ceiafrica_10

A Unilab instituiu nesta terça-feira (17), por meio de resolução do Conselho Universitário (Consuni), o Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas (Ceiafrica). O Ceiafrica é um órgão suplementar vinculado à Reitoria para facilitar o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas relacionadas a estudos da história, da cultura e da contemporaneidade do continente africano sob todos os seus aspectos, bem como a compreensão dos processos históricos dos movimentos migratórios de seus povos e suas consequências para a formação das sociedades e culturas transatlânticas.

O centro terá uma sede nos municípios de Redenção e Acarape, no Ceará, e outra em São Francisco do Conde, na Bahia, com mesmo status institucional. Cada uma das sedes será coordenada por um comitê gestor próprio e presidido por um de seus integrantes, escolhido pelo reitor.

As sedes terão autonomia de gestão de recursos materiais e financeiros que venham a captar mediante projetos específicos apresentados a agências nacionais ou internacionais de fomento, ou mediante convênio, acordo ou outro mecanismo, observadas as normas pertinentes da Unilab, quando couberem.

Entre os objetivos do Ceiafrica estão produzir e difundir conhecimentos sobre a África nos seus aspectos históricos e da contemporaneidade científica, cultural, econômica, política, social e tecnológica; produzir e difundir conhecimentos sobre os movimentos migratórios que envolveram e envolvem os povos africanos; e reunir, em um acervo permanente, informações concernentes à história e cultura dos povos africanos e sobre a África contemporânea, entre outros.

O Ceiafrica também deve organizar ou participar da organização de eventos sobre temas relacionados à sua finalidade, tais como cursos de especialização, cursos de extensão, seminários, pesquisas, simpósios, exposições, festivais de arte e cultura e assessorias e consultorias.

A criação do centro se baseia na própria missão institucional da Unilab, estabelecida na lei 12.289/10, em especial a de desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover extensão universitária, visando a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Confira a resolução que determina a criação do Ceiafrica.

Comentários encerrados.