Estudantes da Unilab realizam mapeamento para conhecer comunicadores populares do Maciço de Baturité/CE

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Culturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Proex/Unilab), junto com o  Laboratório de Inovação Cidadã (LABIC Virtual 2020), da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está apoiando o coletivo Comunicadores de Rua na execução do Mapeamento de Comunicadores Populares do Maciço de Baturité.

O mapeamento para identificar os Comunicadores e Comunicadoras Populares do Maciço de Baturité, no Ceará será realizado pelos estudantes Ana Cássia Alves, Ezequiel Nunes e Michel Vicent de Oliveira Sampaio.

Inscreva-se pelo Formulário Eletrônico!

Para Ana Cássia Alves, jornalista e integrante do coletivo, o objetivo do mapeamento é fomentar os comunicadores populares da região, “é preciso reconhecer aqueles que desenvolvem o mesmo trabalho que nós, para futuramente desenvolvermos ações em conjunto, possibilitando o compartilhamento de saberes e ações coletivas”, esclareceu Ana.

A estudante ainda destaca a importância de uma rede de comunicadores para promoção de ações e divulgação. Como pontua Ana, “por vezes são lançados editais de fomento à cultura e nem todos tem o conhecimento”. Aqueles e aquelas que acreditam desenvolver ações de comunicação popular, produzindo e compartilhando informações através de grupos de WhatsApp, jornal, fanzine, rádio comunitária, entre outras, devem se inscrever, pelo formulário, respondendo algumas questões sobre o seu perfil pessoal e quais ações de comunicação popular são desenvolvidas por ele/ela ou pela organização em que atua.

O objetivo é conhecer aqueles e aquelas que fazem comunicação popular na região e posteriormente realizar o I Encontro de Comunicadores e Comunicadoras Populares do Maciço de Baturité. O evento, que já tem data prevista para acontecer – janeiro de 2021, é uma ação que fará parte das atividades em comemoração aos 10 anos da Unilab, com possibilidade de desenvolvimento de palestras, debates e oficinas, com temáticas sobre educação, mídia e tecnologia, assim como, as transformações sociais, histórica, cultura e política da nossa sociedade.

Sobre o coletivo

O Comunicadores de Rua, é um coletivo de comunicação popular surgido no curso de Bacharelado em Humanidades da Unilab/CE. O grupo oferta oficinas de produção de áudio com discussões sobre Fake News, inclusive tendo participado da edição VI Semana Universitária 2019 com o mesmo tema, além de desenvolver produções em audiovisual. Neste ano, o coletivo foi selecionado para participar do Laboratório de Inovação Cidadã (LABIC Virtual 2020), desenvolvido pelo Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação e coordenado pela professora Ivana Bentes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O objetivo do laboratório é o aprimoramento de projetos através de práticas colaborativas, que valorizem a diversidade, e tem como sugestão de encerramento do período de mentoria a execução de uma atividade do projeto final.

Comentários encerrados.