Café com Letras traz à Unilab a palestra “Versos Misóginos”, do professor e cordelista Stélio Torquato Lima

Data de publicação  20/08/2013, 18:05

Stélio 02

A Unilab, por meio do Projeto de Extensão Café com Letras, traz ao Campus da Liberdade, na próxima sexta-feira (23), professor e cordelista Stélio Torquato Lima com a palestra “Versos Misóginos: a representação da mulher na literatura de cordel”. A apresentação tem início às 17h, no Auditório do Campus da Liberdade (Redenção-CE).

Professor departamento de Literatura da UFC, Torquato Lima apresentará aos espectadores sua análise da Literatura de Cordel, que, surgida em um momento em que o machismo era um traço marcante da sociedade brasileira, espelhou uma visão preconceituosa em relação às mulheres. Ao longo da palestra, o professor mostrará como se operou esse retrato misógino por parte de cordelistas nordestinos, além de discutir como se deu a reação feminina quando passaram a também ocupar o palco da narrativa em folhetos.

OBRASPRIMASUNIVERSAISEMCORDEL

Sobre o palestrante
Stélio Torquato Lima é Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o Grupo de Estudos Literatura Popular – GELP.

Com produção para além do mundo acadêmico, Torquato já adaptou/publicou 15 obras da literatura para o cordel, incluindo uma versão do romance Iracema, de José de Alencar. Recentemente, seu cordel O Pastorzinho de Nuvens foi premiado pelo PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

O cordel A bruxinha Ekkol Lógikka e foi selecionado no Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré, organizado pelo Ministério da Cultura.

Sobre o projeto
O Projeto de Extensão Café com Letras é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Língua Portuguesa e organizado pela Profa. Dra. Ana Cristina Cunha da Silva (coordenadora do curso), e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras produtivas sobre diversos temas atraentes que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.

Despertar o interesse dos alunos por pesquisas atuais na área de teoria linguística ou literária e até mesmo sobre a prática docente é outro objetivo pretendido, pois, a partir do contato com as palestras dos pesquisadores, os alunos poderão decidir se irão optar pela carreira de pesquisa além da carreira da docência.

Ainda há vagas para ouvintes. Os alunos inscritos terão direito a um certificado ao fim do ciclo de palestras desde que tenham frequência mínima de 75%.