Serviços COEST

Caro(a) estudante, 

seja bem-vindo(a) à página de serviços da COEST. Aqui você encontra as principais instruções e links para formulários caso precise solicitar algum documento ou realizar algum procedimento relacionado ao Programa de Assistência ao Estudante (PAES), bem como requerer o uso do nome social, realizar pedido de orientações a um(a) profissional do Serviço Social ou solicitar dados para fins de pesquisa ao Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab).


A COEST localiza-se no Bloco Administrativo II do Campus da Liberdade,
Avenida da Abolição nº 3, Centro, Redenção – CE

Telefone: +55 (85) 3332-6259 | E-mail: coest@unilab.edu.br



PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES)

Inscrições em Processo Seletivos:

As inscrições no Programa de Assistência ao Estudante (PAES) ocorrem através do Módulo de Assistência ao Estudante do SIGAA. Informações sobre auxílios, cronograma de inscrições, tutoriais e manuais estão disponíveis na página do Programa.


Pagamento de Auxílios:

O pagamento de auxílios ocorre até o décimo dia útil de cada mês, não sendo contados sábados, domingos e feriados. 

 


Emissão de Declaração de Recebimento de Auxílio:

A solicitação de declaração de recebimento de auxílio para apresentação na Polícia Federal ou outros fins deve ser realizada através dos formulários a seguir:

Solicitação de Declaração de Recebimento de Auxílios PAES – BAHIA

Solicitação de Declaração de Recebimento de Auxílios PAES – CEARÁ

 


Solicitação de “Nada-Consta”

O(a) estudante deverá encaminhar e-mail para nidae@unilab.edu.br, solicitando o documento.

Assunto: Solicitação de Nada-Consta. 

Devem constar no e-mail: Nome completo e número do CPF.

O NIDAE enviará resposta ao e-mail informando a ausência de pendências (nada-consta) com cópia para CRCA.

Prazo de resposta: 2 dias úteis

Obs: O(a) aluno(a) somente receberá e-mail do nada-consta após comprovação do Auxílio Moradia (caso seja beneficiário(a) do respectivo auxílio) e Instalação (caso tenha sido contemplado(a) com o respectivo auxílio). Se verificado que o(a) estudante é beneficiário(a) do Auxílio Moradia e/ou tenha recebido o Auxílio Instalação e não houve comprovação, este receberá em resposta ao e-mail do pedido o passo a passo para a comprovação do auxílio moradia e/ou auxílio instalação.

 


Solicitação de desligamento do Programa de Assistência ao Estudante (PAES)

O(a) estudante deverá encaminhar e-mail para nidae@unilab.edu.br, solicitando o seu desligamento.

Assunto: Solicitação de desligamento

Devem constar no e-mail: Nome completo, número de CPF, mês e ano de solicitação de desligamento e o motivo da solicitação.

O NIDAE abrirá um processo no SEI, no qual será incluído o e-mail enviado pelo(a)  aluno(a). O núcleo incluirá um despacho informando sua desvinculação.

O despacho será enviado para o discente através de e-mail.

Prazo de resposta: 2 dias úteis

Obs: O(a) estudante somente receberá o despacho de confirmação de desvinculação após comprovação Auxílio Moradia (caso seja beneficiário(a) do respectivo auxílio) e Instalação (caso tenha sido contemplado(a) com o respectivo auxílio). Se verificado que o(a) aluno(a) é beneficiário(a) do Auxílio Moradia e/ou recebido o Auxílio Instalação e não houve comprovação, em resposta ao e-mail do pedido será enviado o passo a passo para a comprovação do auxílio moradia e/ou auxílio instalação, conforme itens abaixo.

 


Comprovação do Auxílio Moradia

O(a) estudante receberá e-mail solicitando os recibos através de link com formulário.

Documentos a serem inseridos:

1- Cópia do Contrato de Aluguel ou Declaração de Locação de Imóvel (nos casos de mudança de endereço ou expiração do contrato anterior), com assinatura do locador reconhecida em cartório.

2- Para os(as) estudantes cujo nome não conste no contrato de locação, anexar declaração do locatário (estudante cujo nome consta no contrato de aluguel) na qual estejam presentes os nomes dos(as) estudantes que residem com ele(a). O modelo de declaração padrão, vai junto com a solicitação via e-mail.

3- Cópia dos recibos de pagamento referente ao mês que começou a receber até o último.

 


Comprovação do Auxílio Instalação

O(a) estudante receberá e-mail solicitando os recibos através de link com formulário.

Documentos a serem inseridos:

1- Nota fiscal em nome do(a) estudante.

2- Caso o bem seja comprado de 2ª mão, apresentar declaração  com assinatura do vendedor reconhecida em cartório. 

 


Regularização de reprovação por falta:

O(a) estudante receberá e-mail acerca da desvinculação por reprovação por falta para que tomem ciência da situação e a regularize, caso seja necessário.

Próxima notificação: a partir de 17/04/2021

Nos casos em que a reprovação por falta seja indevida, não correspondendo à realidade, o procedimento administrativo para retificação é o seguinte:

  1. O(a) estudante deve solicitar retificação da reprovação na Coordenação do Curso ao qual está vinculado;
  2. O(a) Coordenador(a) deve encaminhar ofício à CRCA, após a correção, informando da situação de retificação do histórico e dos motivos para a modificação;
  3. A CRCA encaminhará processo ao NIDAE/COEST, informando da situação, para que o(a) estudante seja reinserido(a) no PAES. No processo da CRCA deve constar como anexo o ofício da Coordenação de Curso, onde conste a justificativa.

Prazo para regularização: Caso a reprovação por falta presente no histórico acadêmico não seja condizente com a realidade, o(a) beneficiário(a) terá o prazo de até 60 (sessenta) dias, contados da data da desvinculação, para regularizar sua situação, conforme item 8.6, do Edital 03/2019/PROPAE.  


Solicitação de manutenção do Auxílio Transporte em períodos de férias

O(a) aluno(a) em período de férias, compreendido como o período entre o término das aulas e início da vigência do Semestre Letivo posterior, conforme calendário acadêmico, deve enviar através do e-mail nidae@unilab.edu.br comprovação de que estará/esteve em aula/atividade presencial. 

Assunto: Solicitação de auxílio transporte em período de férias. 

Devem constar no e-mail: Nome completo, número do CPF e declaração comprovando as atividades.

A Comprovação de atividades deve ser assinada pelo(a) coordenador(a) do curso ou professor(a) responsável, tendo que constar no comprovante dia, mês e ano do início e fim da atividade presencial, nome completo do(a) aluno(a), CPF e as atividades desenvolvidas. 

O envio da solicitação deve ocorrer no máximo em até 30 dias após término das atividades presenciais.


Mobilidade acadêmica – Solicitação de manutenção ou reativação de auxílios

A solicitação de manutenção de auxílio durante mobilidade acadêmica nacional ou inclusão de auxílios após mobilidade acadêmica nacional ou internacional deve ser realizada através deste formulário.

Fique atento: Em casos de mobilidade acadêmica internacional, no retorno às atividades letivas na Unilab, o discente deverá entrar em contato com a Coest/Propae em até 10 dias úteis para solicitar a reativação dos auxílios, através do formulário acima.


Solicitação de Auxílio Emergencial

O auxílio emergencial é de natureza eventual e provisória, concedido de forma excepcional. As solicitações de auxílio emergencial ocorrem através dos formulários abaixo, no qual estão contidas todas as instruções de preenchimento.

” Devido ao encerramento do exercício financeiro do ano fiscal, as solicitações de pedidos de auxílio emergencial serão retomadas a partir do dia 03/01/22. Aguarde novo formulário”

 


Denúncia de irregularidades no recebimento de recursos da Assistência Estudantil

Caso tenha identificado alguma irregularidade no recebimento de recursos dos programas de Assistência Estudantil,  você pode formalizar sua denúncia através da Ouvidoria da Unilab.

FAQ – Acesse aqui as instruções para fazer uma denúncia de irregularidade

Tutorial de cadastro na plataforma Fala.BR

Manual do FalaBr ao usuário


USO DO NOME SOCIAL

Para estudantes, a solicitação de uso do nome social deverá ser feita à PROPAE, preenchendo o formulário e enviando por e-mail para coest@unilab.edu.br com o assunto: “Requerimento de uso do nome social ”

O formulário também pode ser entregue presencialmente na Coordenação de Políticas Estudantis.

Acesse aqui o panfleto com as orientações para solicitação do uso do nome social.


SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO SOCIAL

Acesse aqui as informações sobre o atendimento com um(a) profissional do Serviço Social.


SOLICITAÇÃO DE PESQUISA AO OBSERVE

Para solicitar dados e informações para fins de pesquisa ao Observatório da Vida Estudantil, acesse o Formulário Eletrônico. Nele estão contidas todas as orientações para realizar a solicitação.


Outras informações:

Dúvidas gerais e pedidos de orientações podem ser encaminhados para atendimentopropae@unilab.edu.br com as seguintes informações prévias:

  • Nome:
  • CPF ou Matrícula:
  • Nacionalidade:
  • Campi onde estuda

 

Para obter informações rápidas, utilize nosso Whatsapp: (85) 33326259 

 

Para saber mais sobre o fluxo de processos da Coordenação de Políticas Estudantis, acesse o Manual de Protocolos no menu lateral.

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