Coordenação de Infraestrutura e Desenvolvimento – CIED
Coordenação responsável pela gestão dos projetos, obras e serviços de engenharia, assessoria técnica, vistorias e avaliações de imóveis, desenvolvimento de projetos,planejamento de uso e ocupação do espaço físico da universidade e gestão ambiental, no âmbito do Ceará e para isso se divide em:
Divisão de Fiscalização- DIFI
Divisão de Projetos- DIP
Divisão de Eficiência Energética e Gestão Ambiental – DEEGA
Endereço:
Av. da Abolição, 3 – Centro – Redenção/CE, Brasil – CEP 62.790-000
Fone: (85) 3332-6251 | E-mail: cied@unilab.edu.br
Atribuições
COORDENAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO – CIED:
– Assessorar a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura em ações referentes à obras, projeto e serviços de engenharia, gestão ambiental e eficiência energética;
– Assessorar a PROADI no atendimento de constatações de auditoria interna e externa no sistema E-AUD e afins;
– Assessorar na elaboração e monitoramento de metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no âmbito de sua competência;
– Assessorar na elaboração de documentos técnicos para obtenção de recursos orçamentários e na elaboração de Relatórios de Cumprimento de Objetos (RCO) referentes a recursos orçamentários provenientes de Termos de Execução Descentralizada (TED) e de Emendas Parlamentares, no âmbito de sua competência;
– Atuar no planejamento das contratações de obras, projetos e serviços de engenharia;
– Definir, implantar e monitorar fluxos e procedimentos internos da coordenação;
– Cadastrar, monitorar e atualizar as informações nos sistemas de gestão governamental (Sistema de Monitoramento de Obras do MEC – SIMEC; Cadastro Integrado de Projetos de Investimento- CIPI) e afins, no âmbito de sua competência;
– Cadastrar e monitorar demandas de infraestrutura, no âmbito do Ceará, no Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGE) da UNILAB;
– Planejar, coordenar, orientar, fiscalizar, acompanhar e controlar as atividades de estudos de obras e projetos de engenharia;
– Planejar, implantar e monitorar o Plano de Uso e Ocupação dos espaços da UNILAB, no âmbito do Ceará;
– Acompanhar a gestão dos contratos de projetos, obras e serviços de engenharia da universidade;
– Acompanhar as atividades de gestão ambiental e eficiência energética da UNILAB, no âmbito do Ceará;
– Presidir as reuniões administrativas da coordenação, otimizando a efetivação das ações de cada área e servidores.
DIVISÃO DE PROJETOS – DIP:
– Definir e planejar a ocupação do espaço físico dos CAMPI da Universidade;
– Receber e analisar demandas de projetos de engenharia;
– Elaborar projeto preliminar e fazer levantamento de custo estimado;
– Desenvolver, contratar, acompanhar, analisar e receber os projetos executivos e os orçamentos apresentados por contratados;
– Elaborar Programas de Necessidades para as edificações da Universidade;
– Realizar estudos para racionalização do “lay-out” dos prédios da Universidade;
– Elaborar ou fiscalizar terceiros nos projetos executivos arquitetônicos complementares, de forma integrada, das edificações da Universidade;
– Manter atualizadas as normas, procedimentos, padrões e especificações para elaboração de projetos;
– Fornecer laudos técnicos dos imóveis para fins de tombamento, avaliação e demolição;
– Colaborar com a Divisão do Patrimônio na organização e na atualização do cadastro imobiliário da Universidade;
– Vistoriar os imóveis para fins de ampliação, reforma, adaptação, recuperação e conservação;
– Realizar, sempre que solicitada, perícias técnicas, emitindo os competentes laudos;
– Classificar, colecionar e arquivar, mantendo sempre atualizados, as plantas e projetos referentes aos imóveis da Universidade;
– Manter um Banco de Dados atualizado sobre matéria de interesse dos projetos.
DIVISÃO DE FISCALIZAÇÃO – DIFI:
– Acompanhar, fiscalizar e gerenciar os contratos de obras e serviços de engenharia;
– Estudar e propor normas e especificações técnicas para execução de obras;
– Estudar e propor normas e especificações técnicas para contratação, fiscalização e recebimento de obras;
– Colaborar na preparação dos editais para contratação de projetos, obras e serviços a serem confiados a terceiros, dentro do limite de sua competência;
– Fiscalizar e certificar a execução e a qualidade dos serviços relativos às obras contratadas, bem como autorizar a liberação de faturas;
– Proceder ao recebimento, em caráter provisório ou definitivo, das obras e serviços de engenharia;
– Expedir laudos técnicos, fazer avaliação de imóveis e vistorias quando solicitados, no âmbito de sua competência;
– Preparar e expedir ordens de serviços para os contratos de obras e serviços de engenharia;
– Acompanhar e fiscalizar o cumprimento de dispositivos legais relativos à higiene e à segurança do trabalho, em obras e serviços de engenharia contratados pela Universidade;
– Realizar medições e controle dos custos e dos cronogramas de obras;
– Manter atualizada Tabela de Preços para as obras da Universidade;
– Executar outras atividades que lhe sejam cometidas pelo Coordenador, no âmbito de sua atuação.
DIVISÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E GESTÃO AMBIENTAL – DEEGA
– Análise e verificação de possibilidades de redução de gastos das edificações, através de redução de consumo de energia elétrica e água, respeitando as especificidades e diferenças de uso das edificações
– Análise e verificação de possibilidades de redução de gastos referentes a utilização de combustíveis (automóveis e geradores)
– Incentivar os setores de manutenção predial e infraestrutura, no processo de eficiência energética, incluindo obtenção/substituição de equipamentos ineficientes por similares mais eficientes, quando possível
– Monitorar os editais de chamadas públicas relativas à questões de eficiência energética;
– Monitoramento do Plano de Logística Sustentável (PLS), monitoramento metas, ações e prazos de execução, que trarão subsídios para prestação de contas aos órgãos de controle
– Incentivar e verificar as possibilidades técnicas de instalação de novos sistemas fotovoltaicos nas edificações;
– Boas práticas ambientais, gerenciamentos de resíduos, regularização de documentações referentes a licenças ambientais e processos pertinentes;
Equipe- CIED:
COORDENAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO – CIED (cied@unilab.edu.br)
ELVIS ANDRADE ARAÚJO – Coordenador
HERMESON FREITAS DA SILVA – Assistente de Apoio à Gestão
DIVISÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E GESTÃO AMBIENTAL – DEEGA
JORDÃO CAMPOS MORAIS PINHEIRO – Engenheiro Eletricista
DIVISÃO DE FISCALIZAÇÃO – DIFI (difi.eng@unilab.edu.br)
FÁBIO ARAÚJO NOGUEIRA – Gerente da Divisão
LOUREMBERGUE SARAIVA DE MOURA – Engenheiro Civil
FRANCISCO JOSÉ PINHEIRO – Engenheiro Civil
ANTÔNIO CARLOS GARCIA DE OLIVEIRA – Técnico em Edificações
EMILLY MARTINS SILVEIRA – Estagiária (Graduação)
DIVISÃO DE PROJETOS – DIP (dip@unilab.edu.br)
CANTÍDIO GUILHERME STUDART GUIMARÃES FILHO – Arquiteto e Urbanista. Gerente da Divisão de Projetos
CARINA PEIXOTO LEITE – Arquiteta e Urbanista
JEAN KÉLERY BESSA DE LIMA JÚNIOR – Assistente em Administração
RAFAELE CAVALCANTE DIAS GOMES – Técnica em Edificações