Enfermagem
Turno: Integral (Matutino e Vespertino)
Regime: Semestral
Campus: Unidade Acadêmica dos Palmares (Acarape/CE)
Grau: Bacharel
Duração: 10 Semestres
Perfil do Egresso
Enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. É um profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos. O enfermeiro deverá ter competência para conhecer e intervir nos problemas de saúde, conhecer os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença e considerar o perfil epidemiológico do Brasil e dos países da Comunidade de Língua Portuguesa, buscando identificar as dimensões bio-psico-sociais do ser humano. Além disso, ser apto para atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, trabalhando para promover a saúde integral do ser humano.
Ambientes de Atuação
O enfermeiro estará apto para atuar em três grandes áreas: assistencial, gerencial e de ensino. Na área assistencial desenvolve ações de atendimento as diversas fases do ciclo vital em hospitais, clínicas especializadas e postos de saúde. Na área gerencial coordena programas de saúde vinculados ao Ministério da Saúde/Secretarias da Saúde; superviona as ações da equipe de enfermagem; e realiza auditoria nos serviços de saúde. Na área de ensino realiza ações de educação em saúde junto à população; coordena os processos de capacitação científica dos profissionais que integram as equipes de saúde; e leciona em universidades e em cursos técnicos da área de enfermagem.
Grade Curricular – Curso de Enfermagem
Resolução que aprova o Projeto
Projeto Político Pedagógico – Curso de Enfermagem
Reconhecimento do Curso de Enfermagem
Resolução de criação do Curso de Enfermagem
Regimento Interno do Colegiado do Curso de Enfermagem
Atas de Reunião Colegiado Enfermagem
Atas de Reunião-NDE – Enfermagem
Coordenação Enfermagem
- Profa. Dra. Aline Rodrigues Feitoza – Coordenadora
Resumo do lattes: Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Enfermagem Forense. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Acadêmica do curso de Direito pelo Centro Universitário Christus (Unichristus). Atualmente, é docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atuando nas disciplinas de Enfermagem em Saúde Sexual e Reprodutiva e Internato em Saúde Coletiva. Possui experiência em gestão na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, onde exerceu a função de Assessora Técnica da área de IST/Aids e Hepatites Virais, no período de 2003 a 2024. Foi professora e orientadora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Na graduação em Enfermagem, atuou como docente da UNIFOR entre os anos de 2005 e 2024, exercendo também a função de assessora da coordenação do curso e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Integrou a Comissão Assessora de Área do ENADE/INEP nos ciclos de 2013, 2016 e 2019. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cuidado de Enfermagem em Saúde da Família (UNILAB/CNPq), com atuação nas áreas de saúde sexual e reprodutiva.
- Profa Dra. Carolina Maria de Lima Carvalho – Vice-Coordenadora
Resumo do lattes: Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2005), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2010) e Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-doutorado/PNPD/CAPES (2011-2013). Atualmente é professor adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e docente do mestrado acadêmico em enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Formação em Psicanálise pelo Instituto Dédalus. Formação em Abordagem Sistêmica Comunitária com Ênfase da Terapia Comunitária Integrativa. Tem experiência na área de Enfermagem e Promoção da Saúde com ênfase na Saúde Mental e Práticas Integrativas Complementares (Reiki, Auriculoterapia, Meditação, Florais de Bach, Florais do Sertão e outros em formação). Já atuou nos seguintes temas: HIV/Aids, câncer de mama, saúde mental, promoção da saúde, pessoa com deficiência, cuidado de enfermagem, auto-imagem e estigma. Experiência em extensão universitária. Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Saúde Mental – GEPESM e do Projeto de Extensão AMAR.