Programa de entrevistas com autores de TCCs estreia quarta temporada, que é exclusiva com egressos da Unilab/Campus dos Malês

Data de publicação  01/04/2019, 15:02

O programa Monotemático, que tem como intuito divulgar as pesquisas produzidas por estudantes nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), estreia quarta temporada na próxima segunda-feira (8), no YouTube. Nesta edição, o programa vai entrevistar apenas egressos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do campus dos Malês, em São Francisco do Conde-BA.

Os entrevistados da quarta temporada, que se graduaram em Bacharelado em Humanidades, são Ébano França, Valquíria Borges, Sara Salvaterra e Elisa Almeida. As entrevistas serão publicadas nessa mesma ordem.

“A professora Míghian Danae, que ensina Metodologia da Pesquisa, fez o convite para que a gente fizesse uma edição exclusiva com egressos da Unilab. Ela conhecia o programa e já usou algumas de nossas entrevistas em suas aulas. Como a nossa intenção é valorizar e difundir as pesquisas realizadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso, aceitamos na hora. Além disso, esse reconhecimento da Unilab contribui para a continuidade do nosso trabalho e faz com que as nossas ações cheguem a mais pessoas”, afirma Raulino Júnior, idealizador e apresentador da atração.

No sentido horário_Ébano França, Valquíria Borges,
Elisa Almeida e Sara Salvaterra/Fotos de Anderson Góis

TCCs, graduados e seus temas

Ébano França, orientado pelo professor Pedro Acosta, produziu a monografia Anemia Falciforme: uma abordagem de pontos históricos, enfatizando sobre a prevalência da doença no município de São Francisco do Conde e minhas vivências familiares.

Valquíria Borges é autora da monografia O papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negras. A estudante foi orientada pela professora Claudilene da Silva.

Sara Salvaterra produziu o trabalho Preservação das línguas crioulas em São Tomé e Príncipe e o professor Karl Gerhard Seibert foi o responsável pela orientação. Já Elisa Almeida é autora da monografia Nicinha do Samba e a manutenção do samba de roda no Recôncavo Baiano. A orientação foi da professora Elizia Ferreira.

Durante a entrevista, os bacharéis falaram sobre os motivos pelos quais escolheram tratar da temática de seus TCCs, contaram como foi o processo de produção do trabalho e o que aprenderam com as suas respectivas pesquisas.

Sobre o Monotemático

Desde 2016, quando estreou, o Monotemático difunde na sociedade as pesquisas constantes nos Trabalhos de Conclusão de Curso de egressos de universidades baianas. O programa foi idealizado por Raulino Júnior, 37 anos, professor da rede estadual de ensino da Bahia, jornalista, produtor cultural e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Nesta temporada, a própria Unilab serviu de cenário para a gravação das entrevistas.

Mais informações: (71) 99156-8745/ (75) 98127-6956

Email:programamonotematico@gmail.com www.facebook.com/ProgramaMonotematico