[Cancelada] Palestra enfoca ensino de Língua de Portuguesa para jovens e adultos surdos

Data de publicação  09/12/2019, 12:45

Atividade cancelada

O Projeto de Extensão Café com Letras, coordenado pela Profa. Izabel Larissa Lucena, informa que a palestra que seria realizada hoje (17) está cancelada.

A equipe informa que o cancelamento é em decorrência da impossibilidade de intérpretes disponíveis para atender ao público surdo, durante o evento.

——————————————————————————————————————–

Ocorre, no próximo dia 17, a palestra “O ensino de Língua de Portuguesa como segunda língua para jovens e adultos surdos”, com a professora Juliana Geórgia de Araújo. Promovido pelo projeto de extensão Café com Letras, o evento será às 15 horas, na Unidade Acadêmica dos Palmares, bloco 3, 1° andar, sala 106.

Um dos grandes desafios enfrentados pelos educadores que se dedicam à Educação de Jovens e Adultos (EJA) é trabalhar, em um mesmo contexto de sala de aula, com alunos com experiências de vida, faixas etárias e conhecimentos disciplinares totalmente diversos. Soma-se a esse contexto de diversidade e desafios um outro dado: o jovem e o adulto surdo. É um desafio para o docente lidar com todas essas questões que emergem ao trabalhar com a EJA e ainda desenvolver estratégias metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2), de modo que o aluno surdo seja, de fato, incluído no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.

Levando em consideração a importância de aprofundar pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para jovens e adultos surdos, incluindo a elaboração de materiais didáticos, a discussão dessa proposta visa defender um ensino mais inclusivo, voltado para as necessidades linguísticas dos aprendizes surdos.

A palestrante, Juliana de Araújo, possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2007). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2010). Doutorado emLinguística pela Universidade Federal do Ceará (2016), com estágio sanduíche na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos na área da Surdez e Abordagem Bilíngue. Foi professora da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).