I Seminário de Planejamento discute Plano Diretor da Unilab
A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) realiza nos dias 17 e 18 de outubro a primeira etapa do I Seminário de Planejamento da Unilab. Durante o evento, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, será apresentado para todos os colaboradores da Unilab (sociedade e comunidade acadêmica) o Plano Diretor (Master Plan), documento que estabelece as diretrizes do uso e ocupação do espaço físico da Unilab.
O pró-reitor de Planejamento, Fernando Afonso, explica que o Master Plan orienta o crescimento de toda a parte física da universidade, contemplando normas de engenharia, arquitetura, paisagismo, acessibilidade, mobilidade, entre outras. “Isso repercute no crescimento ordenado da Universidade. A estrutura física do Campus das Auroras e de projetos futuros de expansão já nasce planejada. A aplicação das diretrizes do Plano Diretor repercute no melhor uso do espaço físico, na economia de recursos financeiros e implica na concepção de um conjunto arquitetônico mais harmônico”, diz.
O coordenador de Infraestrutura e Desenvolvimento da Unilab, Plínio Maciel, diz que o I Seminário de Planejamento será o primeiro grande evento realizado pela PROPLAN sobre o tema. A proposta, segundo ele, é inserir a comunidade acadêmica e a sociedade no debate sobre o processo de crescimento e expansão da universidade. “Vamos expor como está sendo o planejamento da universidade para que essas pessoas se apropriem desses conceitos de planejamento físico da Unilab e possam sugerir também”, diz.
No primeiro dia do evento, 17 de outubro, às 9h30, haverá uma mesa redonda sobre Planejamento com a presença de dois especialistas na área, os professores Anderson de Barros Dantas, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Márcio Copriglione, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Às 16 horas, haverá uma visita guiada às obras do Campus dos Palmares, em Acarape; e ao Campus das Auroras, no limite entre Redenção e Acarape, novos espaços da Unilab.
No segundo dia do evento, 18 de outubro, na parte da manhã, a programação será aberta com a exposição de representantes das empresas que elaboraram o Master Plan. À tarde, às 14 horas, serão formados grupos de trabalho (GTs), coordenados pela equipe da PROPLAN conjuntamente com os representantes das empresas, que irão discutir três temáticas: Conceitos Gerais do Master Plan; Conceitos para Infraestrutura, Acessibilidade, Mobilidade, Ocupação, Urbanismo e Paisagismo; e Conceitos para Espaços Construídos Edificações.
A coordenadora de Planejamento, Fernanda Linard, explica que os GTs são os espaços para a apresentação de sugestões ao Master Plan. Ela explica que qualquer pessoa poderá propor sugestões que serão analisadas pela equipe de técnicos da PROPLAN e das empresas. “Esse momento é fundamental para colher os anseios da comunidade acadêmica e da sociedade”, explica. Após a análise, as sugestões aprovadas poderão ser integradas ao Master Plan.
A PROPLAN já divulgou o calendário da segunda etapa do I Seminário de Planejamento da Unilab. No dia 19 de novembro, às 9 horas, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, será apresentada a versão final do Master Plan. No dia 20 de novembro, às 16 horas, será realizada a solenidade de inauguração do Campus dos Palmares, em Acarape. O Campus vai abrigar biblioteca, salas de aula, gabinetes de professores e refeitório.
Saiba a programação do I Seminário de Planejamento – 1ª e 2ª etapas
[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/10/CARTAZ-PROGRAMAÇÃO-1º-SEMINARIO-DE-PLANEJAMENTO.pdf”]