Inscrição para apresentação de trabalho no II Simpósio Afrocultura, Literatura, Educação segue até o dia 5 de novembro

Data de publicação  15/10/2012, 14:53

De 20 a 22 de novembro de 2012, será realizado o II Simpósio Afrocultura, Literatura, Educação, no campus da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) na cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul. A inscrição para apresentação de trabalhos segue até o dia 5 de novembro. A inscrição de ouvinte pode ser feita até o dia 16 de novembro. O encontro acadêmico é realizado pela URI – Frederico Westphalen e o PPG Mestrado em Letras- Literatura Comparada.

O encontro objetiva pensar a literatura como espaço de criação de identidade e diferença e discutir a experiência de viver à margem a partir de estudos e debates nas áreas de Letras e Artes, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Educação, Filosofia, História, Psicologia e outras áreas afins, enfocando minorias – em especial, mas não exclusivamente, a afrodescendente – e populações caracterizadas por mobilidades migratórias e culturais.

No dia 20 de novembro, às 10 horas, o Prof. Dr. Amauri Mendes Pereira, do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO – RJ), fará a conferência de abertura “Princesa Isabel, Zumbi dos Palmares e a construção historiográfica: como, por que, pra quem?”. Durante a programação do evento, serão realizadas duas mesas-redondas com as temáticas “Minorias na Sala de Aula” e “Cotidiano, Violência e Marginalidade”.

Na noite do dia 22 de novembro, o evento se encerra com a palestra “Nossos passos vêm de longe… Das lutas quilombolas às ações afirmativas”, com a pesquisadora e escritora Maria Conceição Evaristo de Brito. Ao longo da programação, os participantes também poderão participar de três minicursos. São eles: “Minorias, discurso e representação”; “O ensino de história da África e da história e cultura afro-brasileira”; “O eu e o outro na diversidade: E agora, professor?”.

Veja a programação complete do evento, no LINK.

Para mais informações, acesse à página oficial do evento.