Quarta Cultural apresenta peça teatral “João Botão”

Data de publicação  05/11/2012, 14:42

O público da Quarta Cultural Maciço de Arte – Artes Cênicas desta semana vai ser convidado a conhecer uma pequena ilha inventada chamada Pequeno e seus únicos quatro habitantes. Tudo parecia normal na ilha, sem distúrbios e na aparente tranquilidade, quando seus moradores se veem diante de uma grande novidade. Em um pacote do correio, endereçado a uma antiga moradora, um bebezinho é enviado a Pequeno. Batizado de João Botão, sua presença é motivo de discórdia. É que não há mais lugar para um novo habitante naquele país. E agora? O que fazer? O desfecho da peça “João Botão”, espetáculo infantil do grupo Teatro Máquina, de Fortaleza, será apresentado nesta quarta-feira (07/11), às 19 horas, no Anfiteatro da Unilab, Campus da Liberdade, em Redenção. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público. A apresentação faz parte do Programa Arte Retirante, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em parceria com a Unilab.

A peça é uma livre adaptação do romance “Jim Knopf e Lucas, o maquinista”. O autor do livro é o alemão Michael Ende (1929-1995), mais conhecido por outra obra, “História sem Fim”, adaptada para o cinema em 1984. A peça “João Botão”, de maneira lúdica e sem baratear os procedimentos estéticos, não subestima o poder de compreensão das crianças e apresenta uma fábula poderosa em que se discute de maneira simples e direta questões complexas como, numa possibilidade de leitura, o tamanho e a importância do estado, ou do poder constituído, na vida das pessoas ou ainda o que é possível se desmontar em uma estrutura que parece pronta, acabada e imutável? Um espetáculo inteligente cuja fábula atiça a imaginação e o ludismo tanto das crianças quanto dos adultos.

Peça Teatral “João Botão”

Com o Grupo Teatro Máquina / Direção: Fran Teixeira

Data: 7 de novembro (quarta-feira)

Local: Anfiteatro da UNILAB