Pró-reitora de Graduação dá palestra em curso de EJA

Data de publicação  17/10/2011, 18:52
A professora Jacqueline Freire, pró-reitora de Graduação da Unilab, participa do II Curso de Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA, que começa nesta terça-feira, em Brasília. A convite da Universidade de Brasília – UnB, ela será palestrante do Módulo II – Incidência em políticas públicas de educação ao longo da vida, nesta quarta-feira, 19, com o tema “Experiência internacional: políticas educacionais de EJA na África”. O evento, em continuidade ao projeto de formação iniciado em 2010, é uma parceria da UnB, MEC/SECADI, MDA e Cátedra Unesco de EJA e prossegue até sexta-feira, 21.
O Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA nasceu como o intuito de contribuir para as ações da agenda territorial, fortalecendo os espaços de mobilização já existentes. Para a professora Jacqueline Freire (foto acima) , a parceria fortalece o Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul – ECOSS, que é coordenado por ela, com sede na Unilab.
O objetivo geral do Curso é formar sujeitos sociais da educação de jovens e adultos para que atuem como multiplicadores de ações de gestão social de políticas públicas, com vistas a fortalecer a agenda territorial de EJA, na perspectiva da formação de uma Comunidade de Trabalho / Aprendizagem em Rede em gestão da EJA – CTARejagestão. O I Curso, que contou com 60 participantes, deu uma contribuição importante, especialmente, pelo mapeamento político dos Fóruns de EJA, Agendas Territoriais de EJA e Conselhos de Educação nos estados e no Distrito Federal, bem como pelas propostas elaborados pelos cursistas para subsidiar o planejamento estratégico das Agendas.

Programa do II Curso de Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA:

– 19 a 25 de setembro:
Ambientação;

– 26 de setembro a 16 de outubro:
Realização do Módulo I – Marcos estratégicos das ações de EJA;

– 26 de setembro:
Webconferência de abertura do curso;

– 18 a 21 de outubro:
Realização do Módulo II – Incidência em políticas públicas de educação ao longo da vida;

– 24 de outubro a 16 de novembro:
Realização do módulo III – Desenvolvimento sustentável e gestão social de políticas públicas;

– 17 de novembro a 16 de dezembro:
Realização do módulo IV – Planejamento e gestão de projetos educacionais em EJA.

Outras informações no site da UNB
.