Laboratório de Cinema destina cota para projetos do interior do Ceará

Data de publicação  06/05/2022, 14:27

O Lab Cena 15 – Cinema, integrante dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes (Fortaleza) – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe inscrições até o dia 18 de maio para a 10ª edição dos Laboratórios de Criação.

Serão selecionados 6 projetos de roteiro de longa-metragem de ficção: 4 do Ceará, 1 do Nordeste e 1 projeto Nacional. O Lab Cena 15, com mentoria do cineasta Karim Aïnouz, prevê sete meses de imersão para o desenvolvimento dos roteiros, sob tutorias mensais dos cineastas Murilo Hauser, Nina Kopko e Armando Praça, e assessoria semanal dos roteiristas Luciana Vieira e Pablo Arellano. Em formato híbrido, com momentos presenciais e virtuais, o Lab oferece também oficinas, aulas abertas e outras atividades de formação.

Cotas

Nesta décima edição, o programa fortalece os compromissos com a diversidade no âmbito das políticas públicas de cultura, garantindo a cota de 50% de projetos para artistas do interior do Ceará e a destinação de metade das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência.

Os roteiristas selecionados recebem uma bolsa mensal no valor de R$1.000,00, durante os sete meses e, ao final do percurso, participam de uma apresentação pública, o Pitching de Roteiros, direcionada a um júri composto por produtores relevantes no cenário audiovisual do Brasil. Os vencedores do Pitching recebem prêmios, frutos de algumas parcerias, como o Projeto Paradiso, FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, Mercado Ventana Sur e Cinema do Dragão.

Desde 2013, 88 roteiristas já se formaram pelo Lab Cena 15 e foram desenvolvidos 46 roteiros. Metade desses roteiros foram filmados, estão em captação ou em circulação por festivais e outros laboratórios de roteiro nacionais e internacionais. Alguns já foram vistos em festivais e cinemas do país como Inferninho, de Pedro Diógenes e Guto Parente, Fortaleza Hotel, dirigido por Armando Praça e A Casa, de Letícia Simões. Trata-se de uma experiência inédita de formação profissional e de lançamento exclusivo de novas histórias no circuito do cinema e audiovisual do Brasil, inserida no Nordeste do país.

Acesse o regulamento e os formulários de inscrição dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema.

Visite o site da Escola.