Ministro Aloísio Mercadante recebe reitor Paulo Speller em reunião sobre África

Data de publicação  18/02/2013, 21:47

Nesta segunda-feira (18), o reitor Paulo Speller foi recebido pelo Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, em uma reunião para discutir as ações de cooperação educacional do Brasil com África. No encontro, o ministro apresentou ao reitor a orientação da presidenta Dilma Roussef de priorizar as ações com o continente africano, em uma visão organicamente sistematizada, em que as instituições atuantes trabalhem de maneira articulada. A prioridade do governo brasileiro é a cooperação com os países de língua oficial portuguesa na África, com os quais a Unilab já vem trabalhando e recebe estudantes universitários.

Outra ação estratégica discutida foi a expansão do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Moçambique e nos outros Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), com a participação da Unilab na coordenação, juntamente com a CAPES e a Agência Brasileira de Cooperação.

Ainda que em fase de implantação, a Unilab representa o desejo do governo brasileiro em atuar de maneira constante e intensa com África, no qual esta Universidade se destaca por ter mandato específico para isso. A Unilab receberá do MEC todo o apoio para consolidar-se como um ator estratégico no cenário da cooperação educacional solidária.

O Ministro destacou os avanços que a Unilab vem realizando no sentido de implantar-se no Ceará e no Nordeste brasileiro, e ressaltou a importância do trabalho realizado para a estratégia de expansão e interiorização da educação superior no Brasil. Por fim, o Ministro demonstrou seu interesse em visitar a Unilab, se comprometendo em fazê-lo em breve.

Segundo o Reitor, a reunião sinalizou positivamente os caminhos que a Unilab vem trilhando em sua fase de implantação. Como consequência dessa reunião, foi agendada uma sequência de trabalhos com a Chefe da Assessoria Internacional do MEC, Luciana Mancini, também presente na reunião, que consolidarão a expansão das ações da Unilab com África.