Candidatas (os) às vagas na Licenciatura em Educação Escolar Quilombola realizaram prova escrita, no campus dos Malês

Data de publicação  06/08/2024, 08:53
Postagem Atualizada há 1 dia

No dia 2 de agosto, candidatas (os) às vagas de discentes no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola realizaram prova escrita, no campus dos Malês/BA da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), local onde será ministrado o curso.

A Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, que integra o Programa da Capes/MEC Parfor Equidade, lançado em 2023, terá a sua primeira turma em 2024 e será voltado a docentes tanto quilombolas como também aqueles (as) que atendem estudantes originários de comunidades quilombolas certificadas dos municípios de São Francisco do Conde, Monte Recôncavo, Ilha do Paty e Dom João.

Em consonância com a legislação voltada às comunidades quilombolas no Brasil, o curso conta com a participação de quilombolas como professores (as) participantes da elaboração do Projeto Pedagógico do Curso, como docentes e como discentes.

Segundo a coordenadora do curso Zelinda Barros, docente da Unilab e quilombola de São Tiago do Iguape (Cachoeira/BA), “esta ação responde a uma demanda histórica do movimento quilombola e reafirma o compromisso da Unilab com a promoção de uma educação que fomenta a valorização da diversidade na nossa sociedade e aponta para o reconhecimento de epistemologias historicamente invisibilizadas”, aponta.

Uma das candidatas à vaga no curso, Arlete Bulcão, do quilombo Monte Recôncavo, relata que devido às condições financeiras e à necessidade de trabalho, desviou-se do caminho da Educação, embora essa seja sua área de experiência. Ela conta, ainda, que incentivada pelo amigo, também do mesmo quilombo, sonha em retornar sua trajetória na Educação e ingressar na Unilab. “Essa oportunidade vai me abrir caminhos para pôr em prática minhas experiências que tenho na área de Educação. A Licenciatura, estar na sala de aula é o meu grande desejo”, disse.

> Saiba mais sobre a Licenciatura em Educação Escolar Quilombola em unilab.edu.br/licenciatura-em-educacao-escolar-quilombola-parfor-equidade/

CONTEÚDO RELACIONADO