Em parceria com a Secretaria de Educação de Irará, curso de extensão aborda formação e pesquisa para professores
O curso de extensão “Formação e Pesquisa para Professores do Século XXI” é uma parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Secretaria Municipal de Educação de Irará, sendo voltado para os professores da rede municipal que buscam aprimorar suas práticas pedagógicas frente aos desafios educacionais contemporâneos.
O curso possui uma carga horária total de 120 horas, distribuídas em módulos teóricos e práticos. Interessados podem se inscrever de 23 de dezembro a 14 de janeiro, devendo encaminhar os seguintes documentos para inscrição:
– Documento de Identidade (RG)
– Cadastro de Pessoa Física (CPF)
– Comprovante de residência
– Ficha de inscrição preenchida
Os documentos devem ser enviados ao e-mail juceliasantos@unilab.edu.br, junto com a ficha de inscrição preenchida.
O curso é uma oportunidade para enriquecer as habilidades pedagógicas, além de fortalecer a capacidade reflexiva e investigativa dos profissionais. Tem como principal objetivo qualificar professores para enfrentar os
desafios da educação contemporânea, enfatizando a importância da pesquisa na prática docente. A formação é baseada no modelo da pedagogia histórico-crítica, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos do ensino. O curso é estruturado em quatro módulos principais, em que serão debatidos fundamentos da educação e a
importância da pesquisa educacional; fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica e sua aplicação prática; aplicação da pesquisa em sala de aula; tópicos avançados e projeto final.
A metodologia envolve uma abordagem interativa e colaborativa, utilizando estudos de caso, workshops práticos e sessões de retorno. Avaliações contínuas, baseadas em atividades práticas e projetos de pesquisa, garantem que os
professores possam integrar teoria e prática eficazmente. Ao final do curso, espera-se que os professores estejam preparados para aplicar metodologias de ensino inovadoras, promovendo, assim, uma educação que também fomente a transformação social.