Unilab participa da II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Data de publicação  13/06/2013, 11:50
Representantes do Maciço de Baturité se reúnem para elaborar propostas para o território.

Começou nesta quinta-feira (13) e segue até amanhã (14), no Anfiteatro da Unilab, a II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que reúne representantes dos 13 municípios que fazem parte da região do Maciço de Baturité. Este evento é organizado pelo Núcleo Dirigente do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Maciço de Baturité (Codetemb), em que a coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias da Unilab, Sâmia Maluf, é integrante.

Sâmia Maluf

Sâmia Maluf destacou o papel da Unilab ao participar de um evento que atua diretamente para a formação de políticas públicas na área do desenvolvimento rural. “A universidade pode contribuir ao pensar estratégias para desenvolver propostas que sejam pertinentes com a realidade local, sem estar importando um modelo de algo que não é sustentável. É importante que professores, principalmente da Agronomia e Administração Pública, também possam participar desse momento, além dos estudantes como observadores”, comentou.

Olímpio Queiroga

O articulador estadual da Secretaria do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Instituto Agropolos do Ceará, Olímpio Queiroga, falou sobre as expectativas do evento em Redenção e sobre a participação da Unilab neste processo. “Estamos muito otimistas em relação ao território do Maciço de Baturité, porque aqui já tem o Plano de Desenvolvimento Regional do Maciço. Será um momento de discutir e qualificar esse material com o objetivo de levar propostas sólidas para o evento estadual. E nós contamos também com a presença da Unilab, que além de disponibilizar um espaço ideal, participa de forma a potencializar as discussões”, disse.

Também estavam presentes o prefeito de Redenção, Manuel Bandeira; o assessor técnico do Território do Maciço de Baturité, Silvanar Soares Pereira; e o secretário de Agricultura de Redenção e coordenador do Núcleo, Paulo Marcelo Franco.

Após a mesa de abertura, a programação segue, no período da tarde, com as discussões dos grupos temáticos. Nesta sexta-feira (14), serão realizadas a apresentação dos debates dos grupos, a escolha das prioridades e do documento e eleição dos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 06 a 08 de agosto.

A seleção dos delegados deve ser feita a partir da seguinte divisão: 1/3 poder público; 2/3 sociedade civil; paridade de gênero; 20% de jovens (de 15 a 29 anos); cotas das comunidades tradicionais; e 30% de suplentes. A II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário tem como objetivo debater temas relacionados ao desenvolvimento rural sustentável e solidário.