Unilab assume protagonismo no Ecossistema de Inovação do Maciço de Baturité/CE
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) consolidou seu papel de liderança regional ao participar da solenidade de formalização do Comitê Gestor Regional do Ecossistema de Inovação do Maciço de Baturité, realizada com a presença de representantes do setor público, privado, acadêmico e da sociedade civil.
Neste evento, o professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) e coordenador de Inovação Tecnológica da Unilab, Dieric Abreu foi eleito presidente do Comitê Gestor, cargo estratégico que reforça a centralidade da universidade na articulação de parcerias e na promoção do desenvolvimento inovador no território. Além disso, a secretaria do Comitê ficou a cargo do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Baturité/CE, Roberto Cariri, fortalecendo mais ainda a integração institucional e o compromisso municipal com a pauta da inovação.
A Unilab foi representada pelo gerente de Empreendedorismo e Incubação de Empresas (DEI), Patrício Trajano, e pelos discentes bolsistas Biof Comba e Daniel Gregório, com participação ativa nas discussões e encaminhamentos.
Sobre o Comitê Gestor
O Comitê Gestor reúne 28 representações de instituições e lideranças locais, integrando 11 dos 13 municípios atendidos pelo Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A solenidade contou com gestores públicos municipais, secretarias de inovação e turismo, associações do setor produtivo, instituições de ensino superior, Institutos Federais, Escolas Profissionais, Banco do Nordeste, a comunidade Maciço Valley e empresas startups locais.
Estiveram presente as startups: UbuTec (Helder Felipe), E-Game (Elisa Quintas), Rede Vive (Glória Sousa) e Conecta Maciço (Joana Darc Pereira), que reforçaram a diversidade e o dinamismo empreendedor da região.
O evento também contou com a participação da equipe do Escritório Regional do Sebrae, no município de Baturité/CE, representada por Maria do Carmo (articuladora do Sebrae na região), Karinne Holanda (analista de Desenvolvimento Regional) e Elvis Gonçalves (consultor estratégico), parceiros fundamentais na consolidação do ecossistema de inovação do território.
Compromisso da Unilab
A criação do Comitê Gestor marca uma nova etapa para o Ecossistema Local de Inovação (ELI) da região do Maciço de Baturité, no Ceará, proporcionando maior articulação regional, fortalecimento da governança e acompanhamento de resultados. Nesse contexto, a presença da Unilab, como instituição de ensino superior, que lidera a coordenação do Comitê, simboliza o compromisso da universidade com a inovação, a integração territorial e o desenvolvimento sustentável.
Segundo o professor Dieric Abreu (Icen), “a Unilab reafirma seu papel estratégico de conectar atores, estimular a inovação e criar condições para que o Maciço de Baturité se consolide como referência em empreendedorismo, ciência e tecnologia no Ceará. Com a Unilab na presidência, o Maciço de Baturité dá um passo firme rumo à integração, à inovação e ao fortalecimento econômico e social da região“.
Outras informações via e-mail da Divisão de Empreendedorismo e Incubação de Empresa: (dei@unilab.edu.br).


