SGIT encerra Seminário das Instâncias de Integridade 2025 com palestras em escola

No último 18 de novembro, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio das suas Secretaria de Governança, Integridade e Transparência (SGIT), Ouvidoria e Corregedoria, realizou três palestras na Escola Maria do Carmo Bezerra, em Acarape/CE.
As temáticas apresentadas pelos servidores Marcondes Souza (chefe da SGIT), Monica Saraiva (ouvidora) e Rafaelle Castelo (corregedora) fazem parte do projeto do III Seminário das Instâncias de Integridade, que ocorre semestralmente.

O evento busca prevenir desvios de conduta, promover os valores éticos e morais e cooperar com a formação de jovens, capacitando-os para uma atuação profissional de excelência. A atividade contou com a presença de cerca de cem discentes das turmas de 2º e 3º ano do ensino médio, que participaram de dinâmicas, receberam brindes e, por fim, assistiram às palestras intituladas: “Aspectos Comportamentais da Integridade”, “Participação e Controle Social: poder e responsabilidade em melhorar os serviços públicos” e “Bullying e Cyberbullying: por uma convivência respeitosa na escola e nas redes”.
Sobre o evento, a ouvidora, Monica Saraiva, declarou que “tem sido um enorme prazer fazer parte desse projeto, abordando os aspectos de integridade no serviço público e como aplicá-la em contextos do cotidiano. Assim, a Unilab segue fortalecendo seus vínculos com a comunidade e contribuindo com a construção do conhecimento para além dos seus muros”. Com a realização das três palestras destinadas ao público externo, a SGIT encerra a terceira edição do Seminário das Instâncias de Integridade, evento que tem como base o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), do Poder Executivo Federal.