Unilab abre inscrições para 49 vagas de Concurso Público na carreira de Técnico-Administrativos em Educação (TAE), até 05/03!
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) abre inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para provimento efetivo de vagas da Carreira de TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAE), junto à universidade, com o objetivo de preencher seu Quadro de Pessoal, conforme o Edital nº 02/2026.
Conforme o certame, as vagas deste concurso são de ampla concorrência, observada a reserva de vagas para pessoas com deficiência, autodeclaradas negras, indígenas e quilombolas.
O concurso público será constituído de duas etapas, sendo a Prova Objetiva com questões múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todos os candidatos, e a Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório, aplicada apenas aos candidatos que concorrem aos cargos de nível superior e que sejam aprovados na Prova Objetiva.
As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Fortaleza, Acarape e Redenção, no Estado do Ceará, e em Salvador e São Francisco do Conde, no Estado da Bahia, podendo ainda ser utilizado, em caso de excesso de candidatos, locais de prova em outros municípios da região metropolitana de referidas localidades.
Leia atentamente o Edital nº 02/2026.
Serão ofertadas 49 (quarenta e nove) vagas, que serão providas segundo a distribuição abaixo, bem como o que dispõe o Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019, e alterações posteriores:

Quanto a remuneração inicial a ser percebida pelos candidatos empossados corresponde ao vencimento básico, conforme indicado na tabela abaixo, acrescido do percentual a título de Incentivo à Qualificação (IQ):
Nível de Classificação = D (R$ 3.029.90) e E (R$ 4.967,04).
Para os cargos que possuam estrutura remuneratória específica no âmbito da legislação dos Técnico-Administrativo em Educação, o vencimento básico observará as tabelas próprias previstas na legislação vigente, considerando o padrão de vencimento e jornada de trabalho correspondentes ao cargo, definidas no Edital nº 02/2026.
Ao servidor que possuir nível de escolaridade formal superior ao previsto para o exercício do cargo, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, será concedido incentivo à qualificação, conforme quadro a seguir, calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, na forma do Anexo IV da Lei Federal nº 11.091/2005, com redação dada pela Lei Federal nº 12.777/2012.
Das vagas destinadas a cada cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso público, 30% (trinta por cento) serão providas na forma do art. 1º da Lei nº 15.142/2025 e do Decreto nº 12.536/2025, de acordo com a seguinte distribuição:
a) 25% (vinte e cinco por cento) para pessoas pretas e pardas;
b) 3% (três por cento) para pessoas indígenas; e
c) 2% (dois por cento) para pessoas quilombolas.
7.1.1. Sempre que o quantitativo de vagas ofertado for igual ou superior a dois, deverá haver reserva de vaga para candidatos negros, indígenas e quilombolas, conforme o Edital nº 02/2026.
Inscrições
A inscrição do candidato implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento, inclusive quanto à realização das provas nos prazos estipulados.
Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos e concordar com o termo de aceite deste Edital, o qual configura aceitação de todas as normas e condições estipuladas.
Para fins de inscrição, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.idecan.org.br, dentro do período previsto no Anexo VII deste Edital nº 02/2026.
Leia atentamente o Edital nº 02/2026.
Outras informações na página de concursos ou via e-mail da Divisão de Concursos, Seleções e Movimentação de Pessoal (dcsmp.progep@unilab.edu.br).