Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

PIBID abre Seleção de Professores/as da Rede Federal, Estadual e Municipal da Educação Básica

Por Equipe de Comunicação Unilab
Data de publicação  12/08/2026, 15:04
Postagem Atualizada há 23 horas
Saltar para o conteúdo da postagem

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) abre inscrição para Seleção de Professores/as da Rede Federal, Estadual e Municipal da Educação Básica para atuarem como Supervisores/as no Subprojeto do Pibid/Capes/Unilab, vinculado ao curso de licenciatura ofertado pela Unilab, conforme o Edital nº 15/2026.

Este programa é executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira, conforme consta no Edital n° 10/2024/Capes.

Natureza da Bolsa

As bolsas serão concedidas pelo Mec/Capes no valor individual de R$ 1.100,00. O Projeto Institucional tem encerramento das atividades em outubro de 2026.

Vagas

Serão disponibilizadas vagas destinadas a Professores/as da Rede Federal, Estadual e Municipal de Educação Básica que atuarão como Supervisores/as nos Subprojetos do PIBID/CAPES/UNILAB a serem desenvolvidos em Escolas Parceiras das redes Federal, Estadual e Municipal;

As vagas serão distribuídas, considerando tanto as peculiaridades dos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura quanto a habilitação realizada junto à Plataforma Capes pelas redes municipal, estadual e federal, de acordo com o quadro a seguir:

Inscrições

No referido Edital nº 15/2026, As inscrições ocorrerão no período indicado no cronograma, exclusivamente por meio do Formulário Eletrônico.
Será necessário usar uma conta de e-mail do Google para acessar o formulário por conta do envio de documentos pelo formulário.

Outras informações via e-mail da Secretaria Pibid Prograd: (secretaria.pibid.prograd@unilab.edu.br).

Acompanhe o Cronograma:

Categorias