Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

II Congresso da AETIM, que será dia 15/08, destaca identidade timorense, protagonismo juvenil e formação de lideranças

Por Equipe de Comunicação Unilab
Data de publicação  14/08/2026, 07:17
Postagem Atualizada há 16 horas
Saltar para o conteúdo da postagem

Com o tema “Fortalecendo a identidade timorense e a formação de lideranças para o futuro”, a Associação dos Estudantes Timorenses na Unilab (AETIM) realiza, no dia 15 de agosto, a partir das 8h, o II Congresso da entidade, no Auditório do Campus da Liberdade, com uma programação que reúne estudantes timorenses em um momento de organização, integração, participação e celebração da comunidade estudantil. O evento é aberto à comunidade acadêmica.

A realização do Congresso reafirma o protagonismo dos jovens timorenses na construção de espaços de representação, convivência e articulação no ambiente universitário. Em diálogo com a missão da Unilab de promover a integração internacional e a cooperação solidária entre o Brasil e os países de língua portuguesa, a iniciativa fortalece os vínculos entre os estudantes e amplia as possibilidades de participação ativa na vida acadêmica e associativa.

O tema do Congresso coloca no centro duas dimensões fundamentais da experiência dos estudantes timorenses na Universidade: a valorização da identidade e a preparação de novas lideranças. Nesse sentido, a AETIM se constitui como um espaço de encontro, organização e fortalecimento dos vínculos entre jovens que, longe de seu país, constroem na Unilab novas redes de sociabilidade, participação e cooperação.

Para a atual presidente, Jaina Sirik da Costa, a experiência de estar à frente da associação também evidencia a dimensão coletiva e formativa da representação estudantil. “Ser presidente da Associação dos Estudantes Timorenses na Unilab tem sido uma experiência única e muito significativa para mim. Estar em uma universidade de integração, convivendo diariamente com pessoas de diferentes nacionalidades, culturas e histórias, já é uma oportunidade extraordinária. Mas poder representar a comunidade timorense dentro desse espaço é, para mim, uma grande honra e também uma responsabilidade. Ao longo deste mandato, compreendi ainda mais que representar os estudantes timorenses vai muito além de ocupar um cargo. É ouvir as pessoas, defender os interesses da nossa comunidade, fortalecer a nossa presença dentro da universidade e construir espaços para que a nossa identidade, a nossa cultura e as nossas experiências também sejam reconhecidas”, afirma.

Nesse contexto, parte importante do Congresso será dedicada à construção da nova gestão da associação com a apresentação do Estatuto e do Regimento Interno, a instalação da Comissão Eleitoral, a escolha e posse da gestão para o período 2026–2027, integrando um processo de participação coletiva e exercício da representação estudantil.

Outro momento de destaque será a acolhida dos novos estudantes timorenses que ingressaram na Unilab. A integração oficial dos novos estudantes à AETIM representa uma oportunidade de fortalecer vínculos, compartilhar experiências e apresentar a Associação como espaço de apoio, participação e construção coletiva.

Além disso, a programação reserva também espaço para a celebração e a cultura, reafirmando que o fortalecimento da identidade se constrói não apenas nos espaços formais de organização, mas também na convivência, na memória, nas expressões culturais e nos encontros entre estudantes. Dessa forma, o momento de celebração e a confraternização cultural encerram o Congresso valorizando essa dimensão coletiva da experiência timorense na UNILAB.

Confira a programação completa:

Categorias
Palavras-chave