No dia 28/08, às 15h, no campus dos Malês, acontece exibição do filme A Flor de Buriti, seguido de roda de conversa

No dia 28 de agosto, às 15h, no auditório do campus dos Malês, acontece a exibição do filme A Flor do Buriti (2023), dirigido por João Salgado e Renée Nader Messora. Após a sessão, acontece roda de conversa. O evento é aberto aos estudantes e comunidade do entorno do campus dos Malês da Unilab.
A atividade – que faz parte do projeto de extensão Cinema na Quadra -, propõe um momento de fruição estética e reflexão coletiva, a partir do cinema indígena brasileiro, abordando questões relacionadas à memória, ao território, à ancestralidade, à resistência e aos impactos da violência colonial sobre os povos indígenas.
A proposta desse evento é ainda promover o acesso ao cinema indígena no contexto universitário; ampliar a reflexão sobre as experiências dos povos indígenas a partir da produção cinematográfica; e fortalecer ações de extensão e o diálogo entre universidade e comunidade.
Roda de conversa
Após a sessão, haverá uma roda de conversa com estudantes da Unilab, que contribuirão para o debate a partir das temáticas apresentadas pelo filme, promovendo uma reflexão coletiva sobre as experiências e perspectivas indígenas presentes na obra. Participam dessa roda de conversa as estudantes Hiorrana Pataxó e Domilcia Zumba, ambas do curso de Relações Internacionais; e ainda o estudante Mário Simão Intchama, do curso de Ciências Sociais.