Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Seminário de Integração de Novos Servidores enfatiza a atuação e colaboração dos novos TAE’s para consolidação da Unilab

Por Equipe de Comunicação Unilab
Data de publicação  30/09/2026, 13:51
Saltar para o conteúdo da postagem

Dando continuidade às atividades junto aos novos servidores, na manhã desta terça-feira (29), houve a abertura do Seminário de Integração de Novos Servidores da Unilab, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Participaram da mesa de abertura a Pró-Reitora de Gestão de Pessoa (Progep), Rebeca Lima e os representantes da Reitoria da Unilab: Roque Albuquerque (Reitor) e Eliane Costa (vice-reitora). 

Estiveram presente os pró-reitores Proppgi (Alexandre Cohn), Proadi (Lucas Daniel Monteiro), Prointer (Basilele Malomalo), Prograd (Thiago Moura), Propae (Cláudia Carioca), DTI (Tiago Lúcio Melo), Diretora do Campus do Baturité (Emília Rouberte), Chefia de Gabinete (João Felipe Nascimento), Sudecom (Aristides Barbosa), Icen (Elcimar Martins), IDR (Susana Churka Blum), Dsibiuni (Angela Bandeira), Coordenação de Gestão de Pessoas (Vanessa Melo), DIALP (Mauricio Farias).

Após dar as boas-vindas aos novos servidores do cargo de Técnico-Administrativos em Educação (TAE), a pró-reitora da Progep apresentou um pouco sobre a programação do evento e a organização administrativa e funcional da Unilab. “Estamos muito felizes por fazer um momento como este. Esperamos que todos possam se conhecer e se apropiar um pouco da realidade de cada um“,  declarou Rebeca Lima.

A vice-reitora, Eliane Costa destacou a vibração de início como servidor público na Unilab, considerando o papel que ela realiza diante da missão de integração dos povos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Timor-Leste e brasileiros, com foco na interiorização e internacionalização, abrangendo a diversidade: pessoas, nacionalidades, culturas, crenças, além das próprias diferenças. Para ela, agora, os novos servidores vão fazer parte desta missão e ter o compromisso de construir a Unilab.

Em destaque, Roque Albuquerque apresentou a triade: Liderança, Personalidade e Missão, onde a importância da liderança é ter responsabilidade do que fazer com o poder. Já a personalidade, está focada no composto dos profissionais de diversas áreas que constitue a Unilab. A missão está para o servidor na prestação do serviço ao público.

No contexto de ambiente de trabalho, o professor e reitor esclareceu que: “Queremos transformar o seu lugar de trabalho no melhor lugar possível. Contudo, nossa personalidade, as vezes, atrapalha a nossa missão”. Para Roque, precisamos controlar o nosso ego, buscar ter a empatia para amenizar os conflitos internos. “Procure entender que nas nossas complexidades, todos nós temos os dias altos e baixos“.

Como proposta de interação, Roque promoveu um momento de empatia com abraços entre os participantes. Para fechar, a vice-reitora, realizou uma atividade interpessoal, recitando a construção poética com palavras que foram apresentadas pelos presentes, produzindo um composto criativo com construções frasais.

Após intervalo, o pró-reitor de Graduação, apresentou a estrutura da Unilab, a forma de ingresso com suas porcentagens (Sisu 55%, Sisure 15% e PSEI 30%), o quantitativo dos cursos, com a divisão por áreas de atuação. Segundo Thiago Moura, a Unilab consta com 1º lugar em estudantes internacionais no Brasil, com 4.831, ao longo dos 15 anos de existência.

A franca espansão da Unilab, segundo Thiago, está ocorrendo aos pouco, onde em 2025 foi inaugurado o novo Campus, na Serra do Baturité, no Ceará. Este dispõe do curso de Medicina, além de outros. Para 2027, a proposta é implantar o curso de Medicina também no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na Bahia. Além de ofertar novos cursos no formato de graduação tecnóloga.

As atividades, ações e projetos de internacionalização foram apresentadas pelo professor e pró-reitor da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), Basilele Malomalo. O ingresso dos estudantes internacionais nos cursos da Unilab – Processo Seletivo de Estudantes Internacionais (PSEI) – fica a cargo da Prointer. 

Confira a Programação!

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO