Artigo de docente da Unilab é premiado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)
O artigo A formação das agendas de pesquisa sobre violência, crime, justiça e segurança pública nas ciências sociais brasileiras na ANPOCS (1978–2022), cuja autoria é do docente da Unilab Francisco Thiago Rocha Vasconcelos, recebeu o Prêmio para Artigos e Ensaios ANPOCS 50anos, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). O resultado foi anunciado em cerimônia virtual realizada em 2 de outubro de 2026, durante o 50º Encontro Anual da Associação.
A premiação integra as comemorações dos 50 anos da ANPOCS e reconhece trabalhos sobre sua história e sua contribuição para a formação das Ciências Sociais no Brasil.
A pesquisa reconstrói como os estudos sobre violência, crime, justiça e segurança pública se desenvolveram ao longo de mais de quatro décadas de encontros da Associação. Utiliza programas, resumos e registros dos encontros, o Livro dos Nomes, a Biblioteca Virtual Charles e balanços publicados na Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais (BIB).
“O trabalho mostra como temas inicialmente presentes em debates sobre direito, conflitos urbanos e rurais, gênero e cidadania passaram a constituir agendas especializadas, preservando vínculos com essas discussões. Examina também a formação de redes de pesquisadores e instituições e suas relações com a sociedade civil e o Estado. Entre as transformações identificadas, destaca o crescimento das pesquisas sobre polícia, prisões, punição e organizações criminais depois de 2000, além da ampliação dos debates sobre racismo e gênero nesses estudos”, aponta o professor da Unilab Francisco Thiago Rocha Vasconcelos.
O docente atua no curso de Serviço Social da Unilab, é coordenador do Laboratório de Estudos da Violência e da Radicalização (LEVIR/Unilab) e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE).