Apresentação de trabalhos acadêmicos e mesa de abertura marcam início da Semana Universitária, no campus dos Malês

A Semana Universitária no campus dos Malês iniciou nesta terça-feira (21/10) e segue até o dia 23 de outubro. No primeiro dia de evento, um dos destaques foi a apresentação de trabalhos acadêmicos no XIV Encontro de Iniciação Científica e no XI Encontro de Pós-Graduação. No total, 27 pesquisas de iniciação científica, 23 projetos de produção científica livre, além de 8 pesquisas de pós-graduação, foram e ainda serão apresentados ao longo do evento.

Um desses trabalhos apresentados foi da estudante de Relações Internacionais Ester Rocha Silva, que desenvolveu a pesquisa Cop 30, transição energética e protagonismo de atores não estatais na governança global. O estudo aborda a questão da governança climática contemporânea, que ultrapassa a atuação exclusiva dos Estados, com a entrada em cena da sociedade civil, a exemplo de quilombolas e povos originários – foco da pesquisa da estudante, sobretudo os povos Yanomami. “A pesquisa busca entender como a atuação desses povos é importante. E que a gente possa trazer eles na nossas agendas de mudança climática global”, explica. Nesse sentido, uma transição energética justa exige reconhecer saberes e experiências dos povos indígenas, comunidades tradicionais e movimentos sociais.
Depois de 4 anos realizando projeto de extensão denominado Podmundo, esse estudo é a primeira pesquisa de iniciação científica da estudante. Ela conta a importância de estudos científicos na sua trajetória acadêmica. “Quando a gente começa a pesquisar, estar inserido no ambiente de pesquisa, descobre-se um mundo de se colocar que é totalmente diferente do que a gente vê lá fora – um pesquisador como alguém muito distante de nós mesmos. E quando nós somos os pesquisadores, entendemos esse mundo de dentro pra fora, é um universo de entender que a gente também pode produzir conhecimento e é detentor do conhecimento”, aponta.

Na apresentação de pesquisas da pós-graduação, um dos trabalhos apresentados durante a Semuni foi a da mestra pelo Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (Mel Malês) Joelma Araújo Neri, que trouxe para o evento sua dissertação “Tabus linguísticos de decoro em peças publicitárias: uma abordagem interdisciplinar”. Ela analisou, no contexto da publicidade de motéis, de que modo os tabus linguísticos de decoro são mobilizados, contornados e ressignificados nas peças publicitárias (outdoors). Ela fez a análise a partir de 3 eixos teóricos: da linguística textual, semântica cognitiva e no âmbito da pragmática.
Joelma conta que antes do mestrado, seu gosto pela pesquisa já estava presente durante sua graduação em Letras- Língua Portuguesa, na Unilab. Como graduanda, ela fez 4 estudos de iniciação científica ligados a processos linguísticos e línguas crioulas. Ela também relata a importância das pesquisas na sua trajetória acadêmica e pessoal. “Eu me transformei como pessoa através da pesquisa, construí um rigor acadêmico. Para além da vida acadêmica, trouxe isso para minha vida”, diz. Ela conta ainda que a partir da pesquisa, ela perdeu o medo de escrever e, ainda, aprendeu a escrever artigos, trabalhar a linguagem acadêmica e a ler textos. Toda a sua bagagem acadêmica e de pesquisa, hoje, ela leva para seu ambiente profissional. “A pesquisa foi de suma importância e trouxe isso pra sala de aula como professora de redação, expressão e noções de metodologia científica”, diz.
Mesa de abertura

O primeiro dia da Semana Universitária contou também com mesa de abertura composta por integrantes da gestão da Unilab e de docentes. A diretora do campus dos Malês Ana Claudia Gomes de Souza destacou que a “Semuni é um coroamento do que é a universidade, onde a partir do evento, apresentamos um pouco da nossa produção sem manter uma lógica produtivista”, afirmou. Ainda segundo a diretora, a Semana Universitária é “um evento de divulgação científica onde a gente consegue produzir interlocuções, debates e informar sobre aquilo que está sendo produzido na área da pesquisa, extensão, do ensino, da graduação e da pós-graduação”, disse.
A diretora do Instituto de Humanidades e Letras, Carla Verônica, apontou a importância do tema deste ano da Semuni “Diversidade, Inclusão e Transformação Social”. “São 3 eixos que dialogam diretamente com a proposta da nossa universidade, com o trabalho que a gente vem realizando e com aquilo que ainda pretendemos realizar. Quando a gente fala de transformação social, falamos de todo investimento na formação dos nossos e nossas estudantes, justamente porque eles são os transformadores e as transformadoras da sociedade”, destacou.

Também participaram da mesa de abertura, no modo virtual, os pró-reitores Thiago Moura, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); e Ricardo Ossagô de Carvalho, da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura. Moura também destacou a relevância da temática deste ano da Semuni. “Esse tema vai retratar o que é a Unilab hoje, que sempre foi e o que a gente acredita que sempre será: esse espaço de diversidade, inclusão social e principalmente um espaço transformador”, destacou. Ainda segundo o pró-reitor da Prograd, “quando vamos falar da inclusão social, esse tema é extenso, mas tem um ponto que é singular, que é o olhar para o outro de forma humanizada e responsável, que é o que acredito que vamos fazer nessa Semuni”, apontou.
O pró-reitor da Proex, Ricardo Ossagô de Carvalho, por sua vez, salientou que a “Semana Universitária é uma oportunidade de apresentarmos à sociedade o trabalho realizado e afirmarmos o compromisso da Unilab com a educação pública”, disse. Ainda segundo Carvalho, “este ano, o campus dos Malês participa na Semana Universitária com 93 trabalhos acadêmicos e 13 eventos – números que demonstram a dedicação, a criatividade e o envolvimento da nossa comunidade universitária”, apontou.
Também integraram a mesa de abertura as docentes Lídia Lima, representando o pró-reitor de de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alexandre Cohn; e Aline Cristina do Carmo, integrante da comissão organizadora da Semuni no campus dos Malês.
Programação

Além da mesa de abertura e apresentação de trabalhos acadêmicos, o primeiro dia da Semana Universitária no campus dos Malês contou com conferência, apresentações culturais, minicurso, oficina e palestra.
Confira aqui a programação completa da Semuni no campus dos Malês