Unilab abre inscrições para docentes interessados em enviar projetos de pesquisa ao Pibic para Ensino Médio

Data de publicação  22/09/2014, 12:16

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unilab divulga o processo de inscrição de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/Unilab) para a concessão de cota de bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr), com vigência 2014-2015. O programa tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do sistema de cotas institucionais.

Este edital se refere ao processo seletivo de Projetos de Pesquisa e alunos bolsistas que participarão do Pibic-EM/Unilab. A inscrição de propostas de Projetos de Pesquisa deverá ser realizada pelo professor orientador para e-mail: pibic@unilab.edu.br, além de entregar, presencialmente, o material impresso na Secretaria da Proppg, até o próximo dia 26, das 08h às 12h e das 13h às 17h. As propostas serão avaliadas por uma Comissão Local de Iniciação Científica (CLIC), em que serão analisados os seguintes critérios: Currículo Lattes do pesquisador; Projeto de Pesquisa do pesquisador; e Plano de Trabalho do aluno.

Cada professor deve propor até um projeto de pesquisa e cada projeto poderá ser contemplado com até dois alunos do Ensino Médio. Ao todo, serão concedidas nove bolsas no valor de R$ 100,00, com recursos financeiros o CNPq, com duração de dez meses, não podendo ultrapassar o tempo regular do curso de nível médio.

O estudante candidato deve atender os seguintes requisitos mínimos: estar regularmente matriculados no Ensino Médio de uma das escolas integrantes do programa e se dispor a participar das atividades de pesquisa desenvolvidas por professores orientadores da Unilab; não possuir vínculo empregatício e não ser bolsista de qualquer outro órgão ou programa regular de bolsas acadêmicas ou de pesquisa; possuir frequência escolar igual ou superior a 80%; apresentar histórico escolar atualizado; possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/); dedicar-se no mínimo 8h/semanais ao Projeto de Pesquisa; apresentar os resultados da pesquisa na Semana Universitária ou Semana de Iniciação Cientifica promovida anualmente pela instituição.

Os proponentes contemplados com bolsa de Pibic-EM/Unilab deverão indicar o nome dos bolsistas a partir de outubro de 2014.

Atividades Prazo
Lançamento do Edital 19 de setembro de 2014
Inscrições no Edital 19 a 26 de setembro de 2014
Publicação do deferimento/indeferimento das propostas inscritas. 29 de setembro de 2014
Recurso contra o indeferimento das inscrições 30 de setembro de 2014
Homologação final das inscrições após recursos 02 de outubro de 2014
Período de Seleção 03 a 08 de outubro de 2014
Divulgação dos Resultados Preliminares 09 de outubro de 2014
Prazo para Recurso 10 de outubro de 2014
Divulgação Final dos Resultados 12 de outubro de 2014
Indicação dos Bolsistas pelos Orientadores PIBIC/EM 13 a 15 de outubro de 2014
Implementação das Bolsas PIBIC/EM 13 a 15 de outubro de 2014
Período de Vigência da Bolsa PIBIC/EM 15 de outubro de 2014 a 31de julho de 2015
Entrega do Relatório Parcial 05 de fevereiro de 2015
Entrega do Relatório Final 05 de julho de 2015

Edital 11 / 2014

O edital e mais informações estão na Página da Pesquisa – Editais.