Grupos de pesquisa do Campus dos Malês realizam palestra nesta sexta (1º)

Data de publicação  29/03/2016, 13:05

Acontece nesta sexta-feira, 01 de abril de 2016, às 14h30, a palestra “Cidade e (Re) Existência: jovens na cidade de Salvador”, ministrada pela pesquisadora Márcia Esteves de Calazans, da Universidade Católica do Salvador.

A ação será realizada na sala 12, do Campus dos Malês, e está sendo promovida pelos grupos de pesquisa “História da África e da Diáspora Africana nas Américas” e “Representações e Práticas Históricas das Ilhas Lusófonas na África e na Baía de Todos os Santos/BA”, coordenados pelos professores Fábia Barbosa Ribeiro e Pedro Acosta Leyva, respectivamente.

Márcia Calazans

Sobre a palestrante:

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), com pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2012), junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT/CNPq: Violência, Democracia e Segurança Cidadã . Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003).

Tem pesquisado sobre homicídios de jovens negros em Salvador/BA e formas de (Re)existência, e ainda sobre o papel das Defensorias Públicas e Ouvidorias no enfrentamento a violação de direitos humanos e civis da população afrodescendente. Atualmente, é professora da Universidade Católica do Salvador, no Programa de Mestrado e Doutorado em Políticas Sociais e Cidadania . É coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Violências, Democracia, Controle Social e Cidadania/CNPq. Coordena a pesquisa “Organização Social do Território e Homicídios de Jovens Negros em Salvador/BA”.