PROCURADORIA JURÍDICA

Procuradoria Federal junto à Unilab (PF/Unilab)

A Procuradoria Federal junto à Unilab (PF/Unilab) é um órgão da Procuradoria-Geral Federal (PGF), a qual é vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU), conforme a Lei no 10.480/2002, e tem por função prestar consultoria e assessoria jurídica a esta Ifes.

As atividades de consultoria e assessoramento jurídicos, nos termos da lei, são tecnicamente independentes e regidas exclusivamente pelas normas da Advocacia-Geral da União (AGU). No âmbito da Unilab, tais atividades são reguladas pela Portaria conjunta Nº 01/REITORIA/PF Unilab, de 14 de junho de 2021, a qual serve para dar execução às normas de hierarquia superior. Além da PF/Unilab, a atividade de consultoria jurídica poderá ser delegada aos demais órgãos de execução da PGF por ato Conjunto do(a) Reitor(a) e do Procurador-Geral Federal.

Consultoria Jurídica e Assessoramento Jurídico

As consultorias jurídicas exercem com exclusividade as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo, manifestando-se quanto à constitucionalidade e legalidade dos atos administrativos e orientando os representantes da Administração na condução dos atos que pretende praticar.

Atividades de consultoria jurídica são aquelas prestadas quando formalmente solicitadas pelo órgão competente e atividades de assessoramento jurídico são aquelas que decorram do exercício das atribuições da Procuradoria Federal junto à Unilab, como participação em reuniões, troca de mensagens eletrônicas e utilização de outros meios de comunicação. O assessoramento jurídico também pode ser proveniente de ofício, advindo da PF/Unilab, com providências de natureza jurídica a serem adotadas em atendimento ao interesse público e às normas vigentes.

Como funciona?

No exercício de suas atribuições institucionais, os Procuradores Federais elaboram pareceres referentes a processos administrativos que lhes sejam encaminhadas pela Administração da Universidade e nos assuntos em que, por força de lei, deva necessariamente se manifestar.

No que se refere às demandas judiciais em que a Unilab seja parte, cabe a Procuradoria Regional Federal da 5a Região representar a Universidade perante o Poder Judiciário, se tratando dos campi do Ceará e a Procuradoria Regional Federal da 1a Região, se tratando do campus da Bahia.


Lista de Normativos Gerais

Lista de Normativos Unilab


Equipe da Procuradoria Federal junto à Unilab (PF/Unilab):

1. ALEX BARBOSA CALDEIRA – Procurador-chefe
2. FELIPE GRANGEIRO DE CARVALHO – Procurador Federal
3. DAYANNA SCARCELA DA SILVEIRA LEMOS – Secretária Executiva
4. ROMARA HOLANDA LIMA – Assistente em Administração

Contato:
E-mail: procuradoria@unilab.edu.br
Telefone: (85) 3332-6150

Horário de funcionamento:
Atendimento presencial – Segunda à Quinta: 08h00 às 16h30

Página atualizada em 18/09/2023

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar