Unilab adere ao Comitê Organizador do Fórum Mundial de Direitos Humanos
Na manhã desta quinta-feira (26), a reitora da Unilab, Nilma Gomes, em reunião com a secretária executiva da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Patrícia Barcelos, e a coordenadora executiva da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), Salete Valesan, assinou termo de adesão para integrar ao Comitê Organizador do Fórum Mundial de Direitos Humanos. A Unilab estará representada nas reuniões pela pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Ana Lúcia Silva Souza.
Além da participação de professores e alunos da Unilab no evento, a instituição poderá se inscrever para a realização de atividades autogestionadas, no qual podem ser sugeridas oficinas, debates, seminários, mesas redondas, palestras, atividades culturais e outras. O objetivo das atividades é gerar a reflexão conjunta, a troca de experiências e a formação de redes das entidades que compõem o Comitê Organizador do Fórum.
A reitora Nilma Gomes falou sobre a importância da Unilab em participar, junto com outras instituições, do Fórum. “O próprio tema do encontro tem profunda relação com a nossa missão institucional. O nosso trabalho de cunho internacional nos coloca diretamente envolvidos com a discussão das questões voltadas para a diversidade e para os direitos humanos”, comentou.
Patrícia Barcelos, secretária executiva da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, reforçou a contribuição da Unilab para os debates realizados antes e durante o encontro. “A Unilab possui uma missão cara e importante para nós, principalmente a sua relação com os países africanos. Então, a participação da instituição, representada por alunos e professores, irá contribuir tanto para o diálogo com a sociedade civil quanto para o fortalecimento de discussões acerca dos temas de militância dos direitos humanos”, destacou.
Fórum Mundial de Direitos Humanos
O Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) será realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro, em Brasília, com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados os avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos. A iniciativa é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Mais informações no site do evento.