Divisão de Assistência à Saúde do Estudante – DIASE

Conheça a DIASE:

A Divisão de Assistência à Saúde do Estudante (DIASE) compõe a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis, voltando-se para a ampliação das condições de permanência de estudantes na educação superior pública federal, promovendo saúde e evitando agravos junto à comunidade discente. Assim, tem-se na DIASE o objetivo principal de promover/qualificar a permanência e fomentar o bem-estar discente no ambiente universitário.

Para atender seus objetivos, a Divisão realiza promoção de saúde e prevenção de agravos, por meio da realização de  ações que buscam estimular o autocuidado e fomentar hábitos salutares. Pautada, principalmente, na educação em saúde, realiza o acolhimento dos estudantes e promovendo atividades que possibilitem a construção de saberes a fim de estimular a realização de práticas e rotinas que resultem em melhoria da qualidade de vida.

Contando atualmente com equipe multiprofissional, oferece ao estudante suporte quanto ao acesso aos cuidados em saúde e orientações referentes a fluxos pertinentes e a políticas públicas em saúde, objetivando potencializar o processo de autocuidado e autonomia estudantil

Consulte a aba lateral da página para conhecer os serviços ofertados.

Horário de Funcionamento da DIASE:

08h às 12h e 13h às 17h, entre segunda e sexta-feira

ALERTAS!

• A DIASE não constitui um serviço de atendimento clínico em saúde, no modelo ofertado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos de saúde ou Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS), não estando vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) nem ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
  • Assim, a DIASE não possui influência ou controle sobre encaminhamentos de estudantes a serviços de especialidades, cirurgias ou qualquer atendimento realizado fora da universidade, seja pelo SUS ou por instituições de saúde privadas. Ações como agendamento de consultas externas, acompanhamento em fila de espera, realização e marcações de exames, por exemplo, são de responsabilidade do estudante.

Assim, a DIASE, propõe-se a acolher estudantes e orientá-los, se necessário, quanto aos fluxos de acesso aos serviços de saúde do SUS nos municípios, a fim de que possam se inserir na rede de assistência e ter acesso aos programas da Assistência básica, como a Estratégia Saúde da Família e a Rede de Assistência Psicossocial (RAPS).

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar