Licenciatura em Letras/Português – Campus dos Malês (BA)

Graduação em Letras – Licenciatura –  Língua Portuguesa (Bahia)

Denominação do curso: Curso de Graduação em Letras – Licenciatura – Língua Portuguesa

Turno Integral: Vespertino e Noturno

Modalidade: Presencial

Regime letivo: Semestral

Quantidade de semestres: 8 semestres

Tempo mínimo para integralização: 8 semestres

Tempo máximo para integralização: 16 semestres

Oferta de Vagas: 80 vagas anuais

Título acadêmico/Grau: Licenciado/a em Letras – Língua Portuguesa

Campus: Campus dos Malês – BA


Tendo iniciado suas atividades em maio de 2014, o Curso de Graduação em Letras – Licenciatura – Língua Portuguesa está sediado na cidade de São Francisco do Conde, BA, e se associa à iniciativa de cooperação acadêmica internacional entre os países da Lusofonia, no âmbito da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab.

O curso se propõe a estar em consonância com os avanços das áreas de linguística (pura e aplicada), literatura e formação de professores, de tal forma a contribuir para a formação de profissionais críticos e reflexivos, com sensibilidade às realidades local e supranacional, tendo em vista o seu desafio de promover a integração do Brasil com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e com o Timor Leste.

Em junho de 2017 o curso passou por processo de avaliação para reconhecimento do curso e obteve nota 4.


Matriz Curricular

Descrição das Atividades Horas
Componentes Curriculares – 2.160 horas
Núcleo de formação comum à UNILAB 240 horas/ 1º e 2º semestres
Núcleo de estudos linguísticos 675 horas/ ao longo do curso
Núcleo de linguística aplicada e língua inglesa 315 horas/ ao longo do curso
Núcleo de estudos literários 615 horas/ ao longo do curso
Núcleo de formação pedagógica 180 horas/ ao longo do curso
TOTAL 2.025 horas
Demais componentes – 1.410 horas
Trabalho de conclusão de curso – TCC 260 horas/ ao longo do curso
Componentes Curriculares optativos 120 horas/ 6º e 7º semestres
Componentes Curriculares optativos/eletivos 120 horas/ 6º e 8º semestre
Núcleo de metodologias de ensino-Estágio 405 horas/ do 5º ao 8º semestre
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 200 horas/ ao longo do curso
Atividade Curricular de Extensão 340 horas/ ao longo do curso
TOTAL 1.445 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.350 horas
 

Perfil do Egresso

Espera-se que o profissional egresso do Curso de Letras apresente as seguintes características:

– Conhecimento linguístico que o habilite a perceber as línguas naturais como fenômenos complexos e específicos de linguagem.

– Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico.

– Percepção da língua portuguesa como um conjunto complexo de variantes e registros decorrentes dos inúmeros fenômenos históricos, sociais e culturais que a ela se associam desde sua origem.

– Pleno domínio da norma padrão da língua portuguesa e de seus usos (expressão e compreensão, oral ou escrita), instrumento para a inserção social e econômica não apenas do egresso em si, mas de seus futuros alunos.

– Compreensão da literatura e do fenômeno da escrita literária como uma modalidade de produção artística elaborada a partir do uso estético da língua em seus diversos registros.

– Conhecimento das literaturas produzidas em língua portuguesa em uma perspectiva comparatista, de forma a se destacarem tanto os processos históricos que as aproximam quanto os que as particularizam.

– Visão da literatura como um fenômeno artístico inserido em processos históricos específicos, responsáveis tanto pela formação de um cânone oficial quanto pela crítica que a ele se possa e se deva fazer.

– Ampla formação humanística em áreas estratégicas do saber, como a Filosofia, a Sociologia e a Antropologia, tornando-o apto a reconhecer e a valorizar a grande variedade linguística e cultural dos países que têm o português como língua oficial.

– Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

– Percepção de diferentes contextos interculturais e formação ética que estimule uma visão crítica dos contextos histórico, social e cultural dos processos pedagógicos em que esteja envolvido, de modo a poder exercer o magistério dentro de uma perspectiva social transformadora.

– Preparação profissional atualizada com domínio de métodos e técnicas de ensino que permitam uma transposição didática eficaz de conteúdos de língua, literaturas de língua portuguesa e cultura brasileira em diferentes níveis de ensino.

– Abertura para o uso de novas ferramentas tecnológicas de comunicação e ensino, especialmente em mídias digitais.

– Empenho, a partir de suas habilidades e de sua formação ética, na busca pela constituição de um mundo econômica e socialmente mais justo.

– Habilitação para a vida acadêmica e científica nas áreas de Linguística e Estudos Literários, incluindo o domínio da língua inglesa como língua estrangeira instrumental.


Ambientes de Atuação

O campo de atuação do profissional egresso do curso de Graduação em Letras- Licenciatura – Língua Portuguesa é, sobretudo, o magistério da língua portuguesa e de suas respectivas literaturas nos ensinos fundamental e médio, no sistema educacional brasileiro, e nas séries congêneres nos sistemas dos países parceiros.

O egresso que se interesse pela pesquisa e pela carreira acadêmica encontrará no curso a formação necessária para prosseguir em sua formação nos níveis seguintes (mestrado e doutorado), seja no domínio dos estudos linguísticos, seja no da literatura, expandindo, assim, seu espectro de atuação para instituições nacionais e estrangeiras de ensino superior.

Para além dos sistemas regulares de ensino, a perspectiva de crescimento do uso da língua portuguesa em âmbito transnacional tem favorecido a demanda por professores do idioma, permitindo ao egresso atuar como professor de português como língua estrangeira (PLE) ou como língua adicional (PLA).

Embora o campo maior de atuação para o profissional egresso seja o magistério em seus diversos níveis e contextos, a demanda por profissionais com formação em Letras vem se expandindo consideravelmente em outros domínios, especialmente nos de comunicação, como a publicidade, a editoração e o jornalismo. Muitas das carreiras inerentes a esses setores, como as de editor, redator e revisor, por exigirem pleno domínio da língua portuguesa, abrem-se favoravelmente a profissionais com formação em Letras. Ainda nesse campo de atuação, merecem destaque as perspectivas profissionais ligadas ao mercado de comunicação midiática de natureza digital, uma vez que o português é a quinta língua mais utilizada na internet, com mais de mais de 120 milhões de usuários e à frente de outras línguas europeias, como o alemão e o italiano (INTERNET WORLD STATS, 2015). Por se tratar de um curso de licenciatura, o egresso também estará apto a atuar em atividades de assessoria pedagógica, com especial destaque para o amplo mercado editorial didático e paradidático.

Dada a formação diversificada oferecida pelo curso, o egresso poderá, ainda, atuar no setor cultural em atividades de assessoria e consultoria, seja na elaboração e na revisão de projetos, seja no acompanhamento de sua execução.


Documentos referentes ao curso

 


Coordenação

Carine Gurunga de Matos – Coordenadora 

Sálvio Fernandes de Melo – Vice-Coordenador 

E-mail: coordenacaoletrasmales@unilab.edu.br

 

 

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar