Unilab é contemplada no Programa Primeiros Projetos

Data de publicação  20/01/2010, 00:00

O projeto Cultivo Orgânico do pimentão sob água tratada e não tratada por energização e doses de biofertilizante, da Universidade da Integração Internacional (Unilab), foi contemplado no Programa Primeiros Projetos, da Fundação Cearense de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), de acordo com o Edital FUNCAP/CNPq 07/2010.

A pesquisa aprovada tem a proposta de avaliar a produção do pimentão sob a água, durante os períodos chuvosos e de seca, e de que maneira a água pode ser utilizada na correta medida para o crescimento adequado para o legume, que tem no Nordeste uma de suas principais áreas de cultivo. Este estudo prevê ainda avaliações importantes referente à influência de biofertilizante no desenvolvimento vegetativo, nos aspectos fitossanitários.

O estudo é liderado pela professora Albanise Marinho Barbosa, coordenadora do curso de agronomia da Unilab, e será conduzido em uma área experimental da Estação Agro meteorológica pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. “O Programa Primeiros Projetos permitirá o início de um importante ciclo de pesquisas em nossa universidade, contribuindo para participação e integração de estudantes da graduação com experimentos de campo e também na aquisição de equipamentos para os nossos laboratórios”, diz Albanise Barbosa.

O trabalho desenvolvido por uma equipe de jovens pesquisadores pretende identificar ainda a interação entre dose de biofertilizante x aplicação de água energizada e não energizada a ser utilizada na maximização produtiva e econômica da cultura do pimentão.

De origem latino-americana, o pimentão é tido como derivado da pimenta, com frutos graúdos e sem a capsaicina, substância que causa a sensação de ardência. Consumido em praticamente todo o mundo, o pimentão é uma das hortaliças mais importantes, rico em vitamina C e quando maduro, boa fonte de vitamina A. Contém ainda cálcio, fósforo, ferro e sódio.

O Programa Primeiros Passos também contemplará apoio a atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, apresentadas por instituições de ensino superior e ou de pesquisa com o objetivo de dar suporte a jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento. O apoio financeiro varia de acordo com o programa apresentado e o prazo de execução, chegando até sessenta mil reais.