Estudantes classificados efetivam a matrícula

Data de publicação  07/02/2011, 00:00

Mais de 60 estudantes compareceram na manhã desta segunda feira (07), à Secretaria de Educação de Redenção (CE), para efetivarem a matrícula, segundo passo mais importante, depois de participar do primeiro processo seletivo da Universidade da Integração Internacional (Unilab), nos cursos de Enfermagem e Administração.

Primeira turma de Estudantes dos cursos de Enfermagem e Administração da Unilab

Pais, estudantes e professores da Unilab presenciaram esse momento único, registrado pelas nossas câmeras fotográficas, no rosto de cada aluno um sonho, estudar em uma universidade pública. Antonio Willemberg Freitas da Silva (17), filho de uma família de agricultores, da zona rural do município de Baturité, à 35 quilômetros de distância do Campus da Unilab foi selecionado para o curso de enfermagem, além dessa, ele passou em outras três universidades, mas optou pela Unilab “porque é a melhor, a esperança de uma vida melhor, sou de família pobre”, declarou Antonio.   Oitavo colocado no processo seletivo disse não esperar “eu não esperava, cheguei recebendo os parabéns dos professores que me ajudaram a acender a chama” quanto a escolha “a satisfação de ajudar alguém vai ser boa”, depois que se formar, já sonha em cursar uma nova Universidade sua “paixão pela psicologia”.

Os estudantes foram recebidos pela equipe de professores da Unilab que prepararam uma mini recepção. Na abertura todos desejaram as boas vindas. “Não é apenas vocês que estão realizando um sonho, mas nós também”, disse a professora Jacqueline Freire, pró-reitora de ensino de graduação. Já a vice-reitora Maria Elias Soares, falou da importância do início das aulas. “Eu vivi os primeiros momentos de pensar a Unilab, uma luta e um sonho de integração com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Hoje tem um sentido forte, porque é o primeiro momento que de fato aparece um pouco do que trabalhamos e realizamos de concreto, então ter sede, aula…, esse momento é simbólico, começou a funcionar. Estou muito feliz porque pensamos em uma política de inclusão que se mostrou muito eficaz”.

Para conhecer um pouco mais sobre a Unilab foi apresentado um vídeo aos novos estudantes contando um pouco da história dessa jovem universidade que está só começando. Pai de um dos alunos aprovados, Ari Bandeira, não conteve a emoção de ver o filho em uma universidade e preparou um cordel falando sobre o significado da Unilab em Redenção, lido durante a abertura do evento.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), inicia suas atividades letivas, no dia 14 de março, com 360 vagas distribuídas entre os cursos de Agronomia (Bacharelado), Administração Pública (Bacharelado), Ciências da Natureza e Matemática (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado) e Engenharia de Energias (Bacharelado). O Campus da Liberdade localiza-se na Avenida da Abolição s/n em Redenção/CE.

As matrículas para os estudantes de Agronomia e Engenharia de Energias serão feitas ainda hoje a partir das 14h no mesmo local.

Os estudantes fizeram suas inscrições para o processo seletivo da Universidade da Integração Internacional (Unilab), no site da Unilab do período de 10 a 31 de janeiro de 2011.