Já começou a coleta de dados para o Censo da Educação Superior

Data de publicação  16/02/2011, 00:00

Começou no dia 15, o período para a coleta dos dados para o Censo da Educação Superior 2010. Os dados já estão sendo migrados do cadastro e-MEC para o sistema do censo. As instituições de ensino superior (IES) poderão preencher as informações de 21 de fevereiro até o dia 15 de abril, somente pela internet.

Formulário

Serão levantados dados sobre instituições, cursos, docentes e alunos. O programa que teve início no ano passado, coleta informações individualizadas de docentes e alunos. São dados cadastrais e da situação do aluno em relação ao curso e do docente em relação à IES.

As IES devem preencher todas as informações solicitadas, principalmente a situação acadêmica do aluno (matrícula, trancamento, desistência etc.) e do professor (se em exercício ou afastado), a forma de ingresso, atividades complementares, entre outras. Isso contribui na composição dos indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

Para 2009, o Censo da Educação Superior coletava dados de forma independente dos demais sistemas do MEC. A novidade esse ano é que haverá integração ao cadastro e-MEC, mantido pelo Ministério da Educação. A integração evitará que o mesmo dado seja informado mais de uma vez para diferentes sistemas, tornando o processo mais ágil e menos oneroso para as IES. Além disso, todos os sistemas do MEC estarão baseados em um mesmo cadastro de instituições e de cursos.

A primeira etapa da coleta, que segue até domingo, 20, consistirá na carga dos dados cadastrais desse sistema para a base de dados do Inep/MEC. A partir de segunda-feira, 21, os pesquisadores institucionais poderão acessá-lo para o preenchimento das demais informações estatísticas.

Treinamento – Segue até o dia 25 de fevereiro um ciclo de treinamento sobre o sistema de coletas dos dados para o Censo da Educação Superior 2010. Cerca de 2.500 pesquisadores institucionais estão presentes em Brasília para as explicações. A previsão é que estejam participando do treinamento pelo menos dois membros de cada instituição.

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Inep/MEC e é o principal instrumento de coleta de informações sobre a educação superior no Brasil. Suas informações subsidiam a formulação e o acompanhamento das políticas e programas da educação superior – como o ProUni, Fies, Sisu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Inep/MEC