Dia da Língua Materna

Data de publicação  21/02/2011, 00:00

O Dia da Língua Materna, comemorado em 21 de fevereiro, foi proclamado pela Unesco em novembro de 2009, com objetivo de valorizar e preservar a diversidade das milhares de línguas faladas ao redor do mundo.

Para a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, cada língua “é uma fonte única de sentido para o entendimento, a escrita e a expressão da realidade”.

Celebrando a data, a Rádio ONU promoveu nesta segunda-feira (21) um encontro entre diferentes falantes da língua portuguesa, para investigar as particularidades das diferentes variantes do idioma e debater a sua importância.

No mundo, mais de 235 milhões de pessoas falam Português, que é também a língua oficial de oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugual, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Participaram da conversa: Manuel Pereira, chefe de Imprensa da Missão de Portugal na ONU; Xavier Rosa, chefe de Imprensa da Missão de Angola na ONU; Eleutério Guevane, redator de Língua Portuguesa da Rádio ONU para África e Leda Letra, assistente de produção da Rádio ONU. O debate foi mediado por Mônica Villela Grayley, chefe da Rádio ONU em Português. Produção e Direção de Estúdio: Pedro Nakano.