Dilma se reúne com governadores nordestinos

Data de publicação  21/02/2011, 00:00

Em sua primeira viagem de trabalho ao Nordeste depois de tomar posse, a presidenta Dilma Rousseff se encontrou nesta segunda-feira (21) com governadores preocupados com o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União para este ano, anunciado pela equipe econômica do governo. Ela participou, em Aracaju (SE), da abertura do 12º Fórum dos Governadores do Nordeste, que reúne os nove gestores dos estados da região, mais o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia.

Durante o evento, a presidenta garantiu que criará condições para que a economia nordestina cresça a taxas superiores a do crescimento do produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em seu discurso Dilma tentou acalmar os governadores da região. “Nossos cortes preservam os investimentos integralmente”, garantiu a presidenta.

Entre os investimentos que não sofrerão cortes ela citou o programa Minha Casa, Minha Vida, o Programa Emergencial de Financiamento (PEF) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui projetos de mobilidade urbana e obras para a Copa do Mundo de 2014.

A presidenta ressaltou ainda que resolver os problemas do Nordeste é uma questão estratégia para a política de erradicação da miséria, já anunciada como prioridade do governo.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), que organizou o encontro deste semestre, preparou, junto como o governador Cid Gomes (PSB), do Ceará, um documento apresentado à presidenta, que vem sendo encarado como um novo plano de desenvolvimento para o Nordeste na área social e econômica e elenca interesses comuns aos nove estados, além das vocações de cada um.

Participaram do encontro, além de Déda e Cid, Eduardo Campos (PE), Rosalba Ciarlini (RN), Teotônio Vilela (AL), Jaques Wagner (BA), Roseana Sarney (MA), Ricardo Coutinho (PB), Wilson Martins (PI) e Anastasia (MG).

O Fórum de Governadores do Nordeste vem se tornando palco privilegiado das discussões políticas da região, principalmente após a extinção da Superintendência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 2001.