Fundo Brasil de Direitos Humanos: inscrições de projetos até dia 28

Data de publicação  22/02/2011, 00:00

O Fundo Brasil de Direitos Humanos encerra no próximo dia 28 as inscrições para o edital 2011. O edital se destina a projetos de combate à discriminação e à violência institucional desenvolvidos por organizações não governamentais e pessoas físicas de todo o país.

Segundo a coordenadora executiva da entidade, Ana Valéria Araújo, deverão ser atendidos neste ano em torno de 32 projetos, que receberão entre R$ 10 mil e R$ 25 mil cada.

As iniciativas devem ser voltadas à defesa e promoção de direitos humanos. O Fundo Brasil apoia as organizações que combatam a violência institucional contra determinados segmentos.

A coordenadora citou, entre os diversos casos de violência institucional, o racismo, a violência contra a mulher, a homofobia, conflitos territoriais, direitos dos povos indígenas e de populações tradicionais. “Todos os atos e ações de combate a violências que tenham como viés a discriminação de um dado segmento e não de um indivíduo. Esse é o nosso foco”.

Criado em 2006, o Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação de direito privado brasileira, que tem como objetivo contribuir para a promoção dos direitos humanos no Brasil. O primeiro edital foi publicado em 2007. De lá para cá foram investidos R$ 2,6 milhões em 108 projetos selecionados.