Inscrições abertas para para os editais do Itaú Rumos Cultural

Data de publicação  24/02/2011, 00:00

O Rumos Itaú Cultural lança editais em três áreas de expressão: Artes Visuais; Educação, Cultura e Arte; e Jornalismo Cultural. O texto completo de cada um está disponível no sitewww.itaucultural.org.br/rumos

As inscrições para Artes Visuais vão até o dia 29 de maio, e são voltadas a artistas atuantes no Brasil com trajetória profissional a partir de 2000.  Educação, Cultura e Arte contempla profissionais que estejam desenvolvendo, no país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. As inscrições vão até 30 de junho. Já para Jornalismo Cultural, o público alvo são professores e estudantes de comunicação social e/ou jornalismo e as inscrições ficam abertas até 15 de julho. Todas as inscrições são gratuitas.

Os resultados serão anunciados no segundo semestre de 2011.

Artes Visuais

Educação, Cultura e Arte

Jornalismo Cultural

Criado em 1997 para incentivar a criação artística brasileira, apoiando a formação de talentos emergentes e a produção e difusão de suas obras em todo o Brasil, o Rumos tem hoje como matéria-prima tanto a produção artística nas mais diversas áreas do país, quanto a intelectual – ao expandir sua atuação, a partir de 2000, para algumas áreas do conhecimento humano: Jornalismo Cultural, Educação, e  Pesquisa Acadêmica. O programa mapeia talentos nestes setores, apoia a formação dos contemplados e promove a articulação e intercâmbio entre artistas, agentes culturais, pesquisadores, curadores e instituições.

Os trabalhos selecionados e finalizados costumam ser apresentados em mostras, shows e outros eventos em todo o território nacional e/ou editados sob a forma de produtos culturais como livros, CDs, DVDs.

Em 2010, o investimento no Rumos foi de aproximadamente R$ 9 milhões. Para este ano, a projeção do orçamento é de cerca de R$ 10 milhões.