ECOSS e Núcleo de Educação são lançados em Fortaleza

Data de publicação  27/02/2011, 00:00
O Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos, no contexto da Cooperação Sul-Sul, e o Núcleo de Referência em Educação de Jovens e Adultos do Ceará foram lançados oficialmente nesta sexta-feira (25). Na solenidade, que aconteceu na Casa José de Alencar, em Fortaleza, o Reitor da Unilab, prof. Paulo Speller, destacou a importância de iniciativas concretas e a formalização da primeira parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Durante cinco dias de debates e propostas discutidas na I Reunião Técnica Internacional do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (Ecoss), em Fortaleza, pesquisadores e educadores brasileiros e estrangeiros definiram as bases para a constituição do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos no contexto da Cooperação Sul-Sul. A professora Jacqueline Freire, pró-reitora de Graduação de Ensino, será a coordenadora do Centro, cuja sede será no Campus da Liberdade, da Unilab, no Município de Redenção (CE).

No discurso de lançamento do Centro e do Núcleo, o reitor Paulo Speller destacou que a universidade tem o papel de abrir portas, indicar caminhos, de produzir conhecimentos. “E é justamente isso que buscamos, embora não tenhamos solução para tudo. No entanto, o que Ecoss mostrou para nós nestes dias, o que o Núcleo está trazendo, quando recupera a memória, o que nós, com o Centro de Referência queremos, articulando em rede e buscando este objetivo, é justamente mostrar, por meio de projetos concretos, que é possível a formulação de políticas públicas.”

O reitor da Unilab fez questão de enaltecer a parceria entre a Unilab e a UFC como uma iniciativa de duas universidades irmãs, a Universidade Federal do Ceará e a Unilab. “Fico muito feliz, por termos a primeira parceria formal no dia de hoje, com o Núcleo e com o Centro, e por trazer esta contribuição para a formulação de políticas, levando e divulgando à sociedade. É este o papel da universidade e o que nós queremos. O ECOSS e o Núcleo são exemplos concretos dessas iniciativas que trazemos ao público. Estamos, na verdade, continuando um trabalho que já vinha sendo feito por meio da Rede de Cooperação Sul-Sul de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, por outras universidades parceiras e pela Secretaria estadual de Educação (Seduc),”finalizou o reitor.

Após a solenidade, os participantes tiveram um momento de confraternização com coquetel e apresentação musical do cantor moçambicano Guilherme Silva.

Realizada pela Universidade da Integração Internacional (Unilab), a primeira Reunião Técnica Internacional, que aconteceu em Fortaleza, faz parte das ações do programa Ecoss – Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Cooperação Sul-Sul, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Unesco, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Rede de Cooperação Sul-Sul.

Leia notícia no O Povo Online: