Ministério da Educação do Timor-Leste assina protocolo com a Unilab em Brasília

Data de publicação  03/03/2011, 00:00

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia oficial de chegada do primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A Presidenta Dilma Rousseff, participa nesta manhã de quinta feira da cerimônia oficial de chegada do primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão. Após a cerimônia, a presidenta se reúne com o mandatário na sala de Audiências, no Planalto, seguido por assinatura de atos e declaração à imprensa, prevista para ocorrer no Salão Leste.

Dentre esses atos será assinado um protocolo entre o Ministério da Educação do Timor-Leste e Unilab. Segundo reitor da Unilab Paulo Speller, que está em Brasília acompanhando a cerimônia, “um ato que valoriza cada vez mais nossa integração internacional, e que vem de encontro com os objetivos da criação da Unilab”.

O primeiro-ministro pretende discutir os principais pontos da agenda bilateral, com ênfase nas áreas educacional, e de defesa e segurança, informou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty).

A visita oficial do primeiro-ministro do Timor-Leste Xanana Gusmão, ao Brasil, foi iniciada ontem (2). O primeiro-ministro e ministro da Defesa do Timor-Leste, Xanana Gusmão, veio acompanhado do ministro da Educação, do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, e do secretário de Segurança.

De acordo com o governo brasileiro, a ampla agenda de cooperação “reflete o compromisso do Brasil com o fortalecimento do Estado nacional timorense e a promoção da língua portuguesa”. Timor-Leste é o único país da Ásia e Oceania que tem o português como língua oficial.

No quadro da visita deverão ser assinados instrumentos de cooperação nas áreas de justiça, educação, inclusão social, segurança e defesa. Em 4 e 5 de março, Xanana Gusmão manterá agenda de trabalho em São Paulo.

Com informações do Portal África Digital 21 e Portal Brasil