Reunião da CPLP analisou pontos de cooperação

Data de publicação  07/03/2011, 00:00

Representantes de todos os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e uma delegação da Guiné Equatorial (observador associado) participaram da XXII Reunião de Pontos Focais de Cooperação da CPLP. O objetivo foi discutir a revisão do Regimento do Fundo Especial da CPLP para agilizar e adequar este instrumento financeiro às novas dinâmicas da comunidade.

Durante o encontro falou-se também sobre o fortalecimento dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP, sendo analisada a possibilidade de ativação de Gabinetes de Coordenação Nacional CPLP, de metodologias de trabalho comuns, de ações de formação em liderança, gestão de projetos e cooperação internacional.

Através da análise do progresso das atividades desenvolvidas no âmbito do Plano Indicativo de Cooperação (PIC), os representantes dos Estados concluíram que se atingiu um elevado nível de execução dos projetos e ações pontuais, aprovados em reuniões anteriores.

Para além da apresentação do relatório financeiro final de 2010 do Fundo Especial, houve ainda tempo para falar do Programa de Cooperação no âmbito da CPLP, baseado na promoção dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, do I Fórum da Sociedade Civil e do estado de elaboração do novo Programa Indicativo de Cooperação, entre outros assuntos.

O encontro foi realizado entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa.

As informações são do site www.cplp.org