Posse da Pró-reitora Stela reúne quadro docente da Unilab

Data de publicação  14/04/2011, 00:00

A posse oficial da pró-reitora de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão, professora Stela Meneghel, foi realizada nesta manhã de quinta-feira, 14, no escritório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção.

O ato de posse foi aberto pelo reitor Paulo Speller que anunciou a nova chefe de gabinete, Ieda Maria Maia Pires. Além disso, destacou a importância do trabalho de pesquisa. “A ideia é inaugurar o Campus no dia 25 de maio com a estrutura toda pronta. Hoje nós estamos dando posse a Stela Meneghel, estamos organizando essa pró-reitoria que ainda engloba vários setores, e hoje, concentra três áreas pesquisa, pós-graduação e extensão, com uma pequena equipe, mas que com o tempo será implementada”.

Na leitura do livro de posse a coordenadora de gestão de pessoas, Fabiana Almeida, relembrou o início da chegada da professora Stela, que já atua há 2 anos na Unilab, como consultora na área de pesquisa, pós-graduação e extensão. “É uma grande alegria fazer a leitura de posse. Acompanhei desde a chegada da Stela, e vi seu entusiasmo pela proposta da universidade”.

Após a leitura a empossada pró-reitora Meneghel agradeceu a presença e a oportunidade. “Tenho me sentido muito feliz, a partir de agora espero atingir o sucesso que a Unilab precisa, e coloco duas questões que marcam a nossa trajetória, instalar uma cultura de pesquisa para bolsa de iniciação científica e a segunda é a relação com a comunidade externa. Acho que temos que reforçar e alimentar isso”.

A pró-reitoria terá em princípio duas coordenações, uma de pesquisa e pós-graduação e outra de extensão. Para isso contará com a experiência do professor José Wilson Galdino e também da professora Sofia Lerche Vieira, há mais de 30 anos na área. Ela aproveitou o momento para fazer uma doação de livros que escreveu sobre a história da educação no Ceará e também de sua coleção pessoal para biblioteca da Unilab. “As histórias começam a ser escritas muito antes de chegarmos a ela. Chego na minha melhor energia. Acho que Redenção é um espaço privilegiado. Como colaboradora a minha experiência de pesquisa certamente vai poder acrescentar”, relatou Sofia. Já José Wilson Galdino também agradeceu o convite e se colocou à disposição. “Queria agradecer ao reitor que me confiou essa tarefa, um enorme desafio. Aproveito para comprometer-me com a Unilab, com intuito de desenvolver com presteza aquilo que tiver ao meu alcance”.

Cada vez mais a equipe da Unilab se fortalece para iniciar no dia 25 de maio com toda estrutura necessária. “Estamos nos estruturando para solucionar todos os desafios. Com o anúncio do concurso público de 75 vagas, vamos nos fortalecer mais”, disse o Reitor, que também anunciou a perspectiva da Unilab ter uma Cátedra UNESCO. “Uma proposta ainda genérica, que já estamos em processo de articulação. É uma Cátedra que simbolicamente tem um papel muito importante, e que abre portas para captar recursos”, concluiu Speller. Paulo Melo, consultor da UNESCO no Brasil, também prestigiou o evento. Além disso, hoje atua como consultor de projetos de pesquisa e extensão da Unilab.

A Prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra, conhecida como Cimar, também participou da sessão de posse e ressaltou a importância da criação da Unilab. “Quem ganha com isso são os jovens, além de nosso município”. Os técnicos, professores, coordenadores, pró-reitores e a vice-reitora também marcaram presença.