Unilab participa de encontro de reitores na Assembleia Legislativa do Ceará

Data de publicação  20/04/2011, 00:00

A Unilab participou, nesta terça-feira (19), da reunião convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Roberto Cláudia, com reitores das Instituições de Ensino Superior do Ceará, dirigentes de instituições de pesquisas, e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A vice-reitora Maria Elias Soares representou a Unilab no encontro, realizado no Salão Nobre Deputado Alceu Coutinho, da presidência da Casa.

Ao abrir os trabalhos, o deputado Roberto Claúdio fez questão de destacar a importância do encontro entre reitores, representantes de instituições de pesquisas e deputados, no âmbito da Assembleia, aproximando o parlamento da universidade. “Esta relação não é apenas simbólica, mas efetivamente queremos construir ações e projetos em comum com as instituições de ensino superior, além de cenários de justiça social”.

Como representante da segunda universidade federal no Ceará, a vice-reitora Maria Elias fez questão de apontar os múltiplos desafios visando à implantação da Unilab, em Redenção. “A Unilab tem como seu objetivo primordial a cooperação e integração internacional. Ou seja, atender as prerrogativas da integração solidária da educação superior e da política de cooperação Sul-Sul,” disse a vice-reitora. Ela aproveitou a oportunidade para reiterar o convite aos reitores, representantes das instituições de pesquisas e parlamentares, para a aula inaugural da Unilab no dia 25 de maio, no Campus da Liberdade, em Redenção, com a presença confirmada do ministro da Educação, Fernando Haddad.

O secretário Renê Barreira, da Secitece, ressaltou o sentido da reunião, como forma de fortalecer a interlocução entre o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior e o poder legislativo do estado. “Significa também o nosso reconhecimento, de gestores da área de Ciência e Tecnologia, e das universidades, pelo apoio que recebemos da Assembleia Legislativa”, disse o secretário, ao anunciar a entrega da versão preliminar do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentado do Ceará, ao deputado Roberto Cláudio, que será apresentado nesta quarta-feira, 20, durante reunião do Conselho Estadual de CTI&ES.

Além da vice-reitora da Unilab, participaram da reunião os reitores Jesualdo Farias, da UFC, Francisco de Assis Araripe, da UECE, Antonio Colaço, da UVA, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, do IFCE, FátimaVeras, da Unifor, deputado professor Teodoro, Lindemberg Gonçalves, do Nutec, Tarcísio Pequeno, da Funcap, além de deputados e deputadas, como a presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia, Miriam Sobreira, e a presidente da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), Patrícia Saboya, indicada como a futura reitora.