Conferência, em Dakar, desperta interesse em projetos brasileiros

Data de publicação  21/04/2011, 00:00

A Conferência Regional Africana sobre Parceria entre Universidades e Comunidades, realizada na Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar, Senegal, no final do mês de março, despertou interesse de várias Instituições Ensino Superior, participantes do evento, na proposta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Representada pelo Professor Jacques Therrien, a Unilab, apresentou sua proposta de formação e de trabalho educativo, inserida nos contextos da vida cotidiana, das comunidades do Maciço de Baturité, no Brasil, como também das comunidades dos países de língua portuguesa, particularmente da África. Uma proposta que casa com o objetivo da conferência, que era justamente, compartilhar experiências educacionais, em modalidade de pesquisa e ação, envolvendo diversas parcerias entre universidades e agências comunitárias.

A Conferência teve início sob o tema Abordagem de Pesquisa em Parceria Universidade/Comunidade, sob a responsabilidade do professor Dr. Sambou N’Diaye, sociólogo, da Universidade Gaston Berger (Saint-Louis, Senegal).

Os trabalhos, apresentados pelos mais de 100 participantes, relataram experiências realizadas em parcerias, entre universidades e comunidades, voltados, a uma perspectiva de economia solidária, fundamentada no trabalho e na pesquisa colaborativa, pela qual os saberes e conhecimentos próprios, de cada segmento, são articulados em prol das transformações e melhorias de contextos educacionais, culturais, sociais, econômicos e políticos.

O evento foi organizado pela Rede Africana de Pesquisa Participativa (REPAS), o Programa de Parceria entre Comunidade e Universidade (CBR), a Aliança Global de Pesquisa Participativa na Comunidade (GACER), sob a coordenação da equipe do Professor Aliou Guissé da Universidade Cheikh Anta Diop (Senegal), e com suporte do British Council e da Universidade de Brighton (Inglaterra).

Delegados de Senegal, Tanzania, Moçambique, África do Sul, Kenya, Tchad, Sierra Leone, Inglaterra, Estados Unidos, Canada, Suíça, Países Baixos e Brasil participaram do evento, representados por pesquisadores, universitários de diversos campos disciplinares e líderes comunitários.

No encerramento do evento, o Professor Budd Hall da Universidade de Vitória (Canadá) e da Aliança Global de Pesquisa Participativa na Comunidade (GACER), apresentou reflexões sob o tema: Incrementar a cooperação Norte-Sul para desenvolver o engajamento entre as universidades e suas comunidades.

Durante a missão o professor Jaques, também visitou Cabo Verde. Nesse país, foi recebido pelo professor Marcelo Galvão, Vice-Reitor da Universidade de Cabo Verde, e pelo Professor Florenço Mendes Varela, Diretor Geral da Alfabetização e Educação de Adultos do Ministério da Educação de Cabo Verde, que também manifestaram interesse na Unilab.