Estudantes recebem reitor no Campus da Liberdade

Data de publicação  20/05/2011, 00:00

Depois de uma manhã de bate papo com alunos dos cursos de Enfermagem e Administração, foi a vez dos estudantes Isaquiel, Lucas, Edilberto, Mabrysa, Alysson, Marcelo, Marcos Paulo, Danielly, Luiz Paulo, Evandro, Medeiros, João Paulo, Ismael, Verônica, a convite de nossa equipe de reportagem, participarem de uma conversa.

Descontração, otimismo e ansiedade, foram as palavras da turma que veio de Aratuba, Baturité, Aracoiaba e Guaiuba para estudar, divididos entre os cursos de Agronomia, Engenharia e Ciências da Natureza de Matemática, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia-Afro-Brasileira (Unilab).

O que a turma não esperava era a visita surpresa do Reitor Paulo Speller, da Unilab, que encantou e empolgou ainda mais a turma. “O brilho nos olhos dele, fazia a gente enxergar além. Fiquei fascinado com a visão de futuro e investimento educacional que cada um vai fazer em sua vida”, disse um dos alunos.

A nossa roda mudou de rumo, um privilégio para os alunos. Enquanto eles passeavam e conversavam com o reitor pelo Campus, aproveitamos para registrar tudo. O reitor falou para eles sobre as parcerias que a universidade já possui. Ainda sobrou tempo para conselhos que os alunos memorizaram rapidamente. “Temos que aprender bem o português, e, principalmente aprender outra língua”. Eles estudarão com estrangeiros, que no mínimo falam duas línguas. Também estão muito ansiosos por conhecer seus novos colegas dos países parceiros. Ainda segundo os alunos, dos conselhos o mais importante foi quando “o reitor disse que iremos construir essa universidade juntos”. Para o reitor também foi um momento muito especial este contato com alunos pioneiros da instituição. “Considero uma grande oportunidade. Fico feliz porque os estudantes estão mobilizados para a construção de uma universidade pública na região, com ações que certamente se refletirão na sociedade”.

Depois da visita contamos para eles um pouco do currículo viajado que o reitor carrega como experiência, eles ficaram fascinados. “O reitor é gente como a gente”, disse Daniele, referindo-se ao fato de Speller ter apertado a mão de cada aluno que ali estava. É assim mesmo Daniele, a simplicidade e a capacidade de superar desafios, são marcas registradas do reitor.

Elogios a parte, Marcelo fez questão de falar sobre a comunicação da Unilab, que tem disponibilizado aos alunos como ferramenta de informação, o site e o twitter. “O site tem suprido os momentos de ansiedade”.

O sorriso no rosto estampava a alegria de estar ali, naquele momento, principalmente com a visita inesperada. Marcelo resumiu o momento com o dito popular que diz: “Me belisca, para eu saber que não estou sonhando”. Ele quase ganhou do amigo… brincadeiras a parte, Marcelo, já pode acreditar, em quatro anos seu diploma será somente alegria. Já Daniele finalizou a conversa ao ressaltar que “ansiedade” é a palavra do momento.

E o que não podia faltar eram as dicas para conhecer um pouco mais das regiões do Maciço:
Baturité

– Mosteiro dos Jesuítas