Comunidade ensina e aprende com a Unilab
Fotos: Rodrigo AzevedoOs alunos do curso de Agronomia tiveram nova experiência em aula de campo. Dessa vez, desembarcaram em Ocara, município que fica a mais ou menos 70 km do Campus da Liberdade, no Assentamento Cachoeira, da Associação 7 de Setembro.
Foi um dia para aprender e ensinar, esperado pelos agricultores locais, além da comunidade do Assentamento, que não escondia o entusiasmo pela visita. Os alunos e professores chegaram ao local, logo pela manhã. “Parecia um dia de festa”, comparou a professora Abanise Marinho coordenadora do curso. “Essa relação, entre aluno e agricultor, é importante, porque é uma troca de experiência”, disse a aluna Keila Ferreira da Silva, 36. Orgulhosa, ainda ressaltou que “os professores estão bem preparados”. Os agricultores têm muito anseio em saber das possibilidades que o “agrônomo”, ainda aluno, pode proporcionar, para melhorar as condições de produção vegetal ou criação animal, que fazem parte das disciplinas do curso.
Para os professores, o foco central no campo é analisar o que está lá, como é que foi feito aquilo que existe. É ensinar a realidade agrícola e como analisá-la. Conta o professor Rodrigo Azevedo que todas as atividades humanas deixam marcas na paisagem e essas são fundamentais para descobrir a constituição histórica dos sistemas agrícolas, porque envolvem todos os aspectos da produção agrícola. A ideia é que a tecnologia seja construída dentro do que é possível, em cima das possibilidades concretas. Segundo o professor, a realidade pode ser olhada tecnicamente ou isolada ou ainda com um olhar mais integrado. O técnico em agronomia tem a função de ajudar com aquilo que considera que é certo, quando for auxiliar o agricultor, considerando todos os aspectos que envolvem a produção, tais como família, o que ela quer, o solo, a vegetação, ou seja todo histórico. “O que a gente quer é formar profissional que atue dentro daquilo que aprendeu, ou seja, as técnicas, mas que saiba também contextualizar com a realidade”, relata o professor, que completa: “Olhar sobre diferentes pontos de vista”.
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